Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONIAL - UM RELATO DE CASO

Introdução

A tuberculose peritonial é uma doença relativamente rara e apresenta-se sem sintomas específicos. O seu diagnóstico mantêm-se um autêntico desafio devido à sua natureza insidiosa, à multiplicidade de apresentações e as limitações dos testes diagnósticos disponíveis. Acredita-se que a disseminação via hematogénica secundária ao foco pulmonar, que de certa forma estão latentes no peritônio. Atinge todas as faixas etárias, porem mais comum entre mulheres negras entre 20-40 anos e alcoólatras de ambos os sexos entre 40-60 anos.

Relato de Caso

Paciente R.N.S., 48 anos, sexo masculino, oriundo de Ribeirão Pires-SP, hipertenso e com demência não classificada. Apresentava história de perda ponderal (10 kg em dois meses) com ascite de etiologia a esclarecer. Durante internação evoluiu com rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, hipotensão e dor abdominal difusa com sinais de peritonite, solicitado tomografia computadorizada de abdome com contraste, que teve como laudo o espessamento difuso do meso e do apendice cecal. Realizado indicação cirúrgica, o intra operatório presença de lesões compatíveis com os achados tomográficos como também múltiplas lesões no peritônio, sendo as hipóteses diagnósticas pós operatórias de carcinomatose peritoneal e visceral, tuberculose intestinal ou linfoma. Na análise do líquido peritoneal obteve-se ADA positivo. Iniciado tratamento medicamentoso, porem devido às demais comorbidades e complicações clinicas do paciente, este evolui a óbito.

Discussão

A tuberculose é uma das causas incomuns de peritonite de difícil diagnóstico em todo o mundo. Sua manifestação clinica inespecífica de inicio insidioso, com sintomas como emagrecimento, febre, dor abdominal, ascite e tumefação, dificultam o diagnóstico. A tomografia computadorizada ou ultrassonografia abdominal são passíveis de observar achados sugestivos da doença como a presença de liquido ascitico, fino ou septado por traves, espessamento peritoneal e nodulosidades. Na suspeita diagnóstica de tuberculose peritonial a laparoscopia consiste no melhor método diagnóstico. O tratamento medicamentoso tem grandes resultados curativos com baixa mortalidade. Porem a maioria dos pacientes apresentam-se com estado geral comprometido, associado ao diagnóstico tardio devido aos sintomas inespecíficos, podendo ter uma evolução desfavorável.

Palavras Chave

TUBERCULOSE, PERITONIAL, DOR ABDOMINAL

Área

MISCELÂNEA

Instituições

HOSPITAL DE CLINICAS DR RADAMES NARDINI - São Paulo - Brasil

Autores

FERNANDA BOARIN PACE, CIBELLE BERTOLLI, ROMULO AMORIM OLIVEIRA, VITOR BERGAMASCHI FONSECA, FERNANDA AIRES LUCENA, STEFANY ZAPATA GUTIERREZ, BRUNA LUSTOSA FERREIRA, MARIANA FRANCO