Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO CLINICO E RADIOLOGICO DO VOLVO GASTRICO MESENTEROAXIAL: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

Introdução

O volvo gástrico é uma patologia relativamente rara, definida como uma rotação anormal do estômago de pelo menos 180°. É classificada de acordo com seu eixo de rotação em organoaxial, mesenteroaxial e misto. A etiologia pode ser primária ou secundária a fatores patológicos, como hérnia diafragmática e cirurgias gastroesofágicas prévias. O estudo de imagem é importante para o diagnóstico, classificação do tipo de rotação e identificação de potenciais complicações, sendo a Tomografia Computadorizada de Múltiplos Detectores (TCMD) mais comumente utilizada, apesar do exame baritado ser considerado o exame de escolha.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 63 anos, comparece ao pronto socorro com queixas de sintomas dispépticos de longa data, com piora há 2 meses. Refere dor epigástrica e retroesternal em queimação após alimentação, de moderada intensidade, sem irradiação, acompanhado de refluxo gastroesofágico. Relata pequena melhora após o uso de antiácidos e inibidores da bomba de prótons. Não há história prévia de hérnia diafragmática ou cirurgias abdominais. Exame físico sem alterações. Foi solicitado uma Tomografia Computadorizada de abdome, que evidenciou uma rotação gástrica anterossuperior de antro e piloro ao longo do eixo vertical, compatível com volvo gástrico mesenteroaxial.

Discussão

O volvo gástrico pode ter uma apresentação clínica aguda ou crônica. A forma crônica é assintomática ou oligossintomática, apresentando-se com sintomas inespecíficos de desconforto abdominal, saciedade precoce, vômitos e refluxo gastroesofágico. A forma aguda é menos frequente e possui quadro clínico exuberante, com a apresentação característica da tríade de Borchadt, constituída de dor intensa e distensão em epigástrio, reflexo de vômito ineficaz e dificuldade ou incapacidade de passar a sonda gástrica, devido a distorção anatômica da junção gastroesofágica.
Os exames complementares são importantes para o diagnóstico. Na radiografia simples, os achados mais comuns são: distensão do estômago com diferentes níveis hidroaéreos e diafragma elevado. O estudo contrastado com bário oral é o atual exame de escolha, permite analisar o tipo de rotação, o grau de obstrução e se há a presença de hérnia de hiato concomitante. Já na TCMD é possível identificar a posição do piloro e cárdia, o que determina o eixo da torção, além da herniação de grande parte do estômago, incluindo o antro, pequena e grande curvatura em posição reversa e estenose de segmentos gástricos. Ademais, permite a visualização de complicações, comorbidades associadas e diagnósticos diferenciais. A endoscopia digestiva alta, geralmente utilizada pela suspeita de diagnósticos diferenciais, pode revelar uma deformidade gástrica com difícil acesso ao piloro e para o alcance do duodeno. No caso relatado, o diagnóstico foi realizado pela TCMD, sendo sintomático com indicação de tratamento cirúrgico, enquanto que nos casos assintomáticos há a possibilidade de tratamento inicialmente conservador não operatório.

Palavras Chave

gastropatia, volvo gástrico, radiologia.

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Uniceplac - Distrito Federal - Brasil

Autores

Elaine Júlian Fonseca, Gustavo Pereira Pinto de Almeida