Dados do Trabalho


Título

MODULAÇAO DO FECHAMENTO DE FERIDAS CUTANEAS INFECTADAS POR S. EPIDERMIDIS E TRATADAS POR DIOXIDO DE CLORO ESTABILIZADO A 7%

Objetivo

A cicatrização cutânea ocorre por uma série de eventos em cascata que promove o fechamento de lesões e restabelece a anatomia da pele. Embora vital para o corpo, esse processo pode levar ao aparecimento de cicatrizes patológicas, que influenciam a fisiologia da pele. Em vista disso, modelos laboratoriais são desenvolvidos para o estudo do processo de cicatrização, bem como para experimentação de novas terapias. Nesse contexto, destaca-se o dióxido de cloro estabilizado em 7% (ClO2 - 7%), produto utilizado em clínicas veterinárias por suas propriedades cicatrizantes, mas ainda pouco estudado cientificamente. Diante disso o objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos cicatrizantes de ClO2 - 7% em um modelo de lesão cutânea limpa e contaminada.

Método

Após aprovação no CEUA-UNIFIPA (certificado nº 04/18) ratos Wistar (250g) foram anestesiados com 0,2mL/100g de ketamina e 0,05mL/100g de xilasina e submetidos a tricotomia e assepsia na região dorsal para procedimento de indução das lesões com diâmetros padronizados, realizadas com punch metálico de 5 mm. Feridas de alguns animais foram inoculadas com a bactéria Staphylococcus epidermidis (Gram +) (50 μL, 10-7). Lesões limpas e infectadas foram tratadas com Trofodermin® ou ClO2 - 7%, configurando grupos de tratamento (n = 5): Trofodermin®; S. epidermidis + Trofodermin®; ClO2 - 7%; S. epidermidis + ClO2 - 7%. O tamanho das feridas foi medido diariamente e, após 8 dias da lesão, os animais foram eutanasiados por dose excessiva de anestésico para excisão das lesões. O processo de cicatrização da pele foi avaliado por avaliações macroscópicas, histopatológicas e imuno-histoquímicas das expressão da proteína Anexina A1 (AnxA1), que possui função anti-inflamatória, dos receptores para peptídeos formilados (FPR)1 e FPR2, que interagem com a AnxA1, e do fator de crescimento vascular endotelial (VEGF). Também foram dosados os níveis das citocinas interleucina (IL)-1β e fator de necrose tumoral (TNF)-α nos sobrenadantes dos macerados das lesões. Os dados foram submetidos a Análise de Variância (ANOVA) one-way, seguida do teste de Bonferroni.

Resultados

Avaliações macroscópicas e histopatológicas mostraram que as feridas tratadas com ClO2 - 7% fecharam mais rapidamente do que as tratadas com Trofodermin®; especialmente no grupo infectado. As imunomarcações para AnxA1, FPR1, FPR2 e VEGF indicaram redução da expressão dessas proteínas pelo tratamento com ClO2 -7%. Os níveis de IL-1β foram menores (p < 0.05) nos grupos tratados com ClO2 -7%, bem como do TNF-α, mas sem significância estatística.

Conclusões

Nossos resultados mostraram rápido fechamento das feridas tratadas com ClO2 - 7%, comparadas com Trofodermin®; especialmente no grupo infectado, bem como modulação de proteínas relacionadas aos processos inflamatório e angiogênico e redução de citocinas pró-inflamatórias. Associados, esses dados indicam a potencialidade do ClO2 - 7% no processo cicatricial associado à infecção.

Palavras Chave

Cicatrização; ClO2; AnxA1; FPR; VEGF; citocinas

Área

EXPERIMENTAL

Instituições

FAMECA - UNIFIPA - São Paulo - Brasil

Autores

Camilo De Lélis Lima Sandoval Filho, Carolina Telini Rosa Rodrigues Alves, Eduardo Monteiro Diniz Junqueira, Juliana Cruzera Antonio, Lívia Maria Christofoletti, Melina Mizusaki Iyomasa-Pilon, Helena Ribeiro Souza, Ana Paula Girol