Dados do Trabalho


Título

HERNIA DO TRIGONO LOMBAR SUPERIOR, UM RELATO DE CASO.

Introdução

Hérnias da parede abdominal posterior são incomuns, alem da anamnese e exame fisico minuciosos, a realização do exame de imagem torna-se imprescindível para abordagem terapêutica. A região do trigono lombar superior, de Grynfelt, é o local de acometimento de maior frequência, seguido do triangulo lombar inferior de Petit. O sintoma clinico mais comum é a presença de dor lombar, embora possa ser frequentemente assintomática quando o defeito é pequeno, apresentando-se apenas com massa palpável ao exame fisico. O presente estudo tem como objetivo fazer um relato de caso de uma paciente atendida no ambulatório de Cirurgia Geral do hospital secundário do interior paulista.

Relato de Caso

Feminina, 58 anos, sem comorbidades, referindo abaulamento em região lombar direita há um ano, de aumento progressivo. Relatou dor discreta associada a piora aos esforços e melhora ao repouso. Ao exame físico: abdome flácido, globoso por adiposidade, com ruídos hidroaéreos presentes, indolor á palpação e sem visceromegalias. Em região lombar esquerda, abaulamento de 8 x 6 cm, de consistência amolecida e redutível. Realizada ultrassonografia: descontinuidade de fáscia transversal, colo medindo 0,9 cm com protrusão de material amorfo hiperecóico, confirmando hérnia no trígono lombar superior. Realizada incisão transversal abaixo da décima segunda costela com: abertura do músculo oblíquo externo, identificação do trígono de Grynfeltt, isolamento do saco herniário com dissecção do colo de dimensão média de 2cm e dissecção do espaço pré-peritoneal/retroperitoneal, alem de alocação de duas telas de marlex;numa pré-peritoneal e a outra, acima da fáscia transversalis. Feita fixação das telas na fáscia e no décimo segundo arco costal, seguido de fechamento por planos. Sem intercorrências, recebendo alta no primeiro dia pós operatório.

Discussão

Ainda não foi estabelecida uma classificação definitiva para hérnias lombares devido a sua raridade. Existem 02 técnicas possíveis para correção cirúrgica: abordagem aberta direta com incisão na pele sobre local da hérnia e a abordagem laparoscópica. A abordagem posterior, laparoscópica, parece ser a melhor opção para o tratamento de defeitos com tamanho pequeno a moderado, ficando a abordagem anterior, ou aberta, reservada para casos de maior volume ou de recidiva a técnica posterior. Para a abordagem aberta, o uso de tela de polipropileno possibilita, assim como, para as hérnias de parede abdominal anterior, técnicas livre de tensão e baixos índices de recidiva. O objetivo do tratamento é eliminar o defeito, reconstruindo uma parede abdominal firme e elástica que possa resistir ao estresse futuro. Concluímos que devido a dificuldade diagnóstica, magnitude e prevalências de complicações, o cirurgião deve ter sempre em mente a existência destas, de modo que com a suspeita diagnóstica possa ser feita uma abordagem precoce afim de evitar uma evolução desfavorável.

Palavras Chave

hernias de parede, hernias de Grynfeltt, hernias do trigo lombar superior

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Associação Beneficente Hospital Unimar - São Paulo - Brasil

Autores

Giovana Viecili Rossi, Roberto Tussi JR, Isadora Rubira Furlan, Isabela Tiveron Almeida, Luís Felipe De Oliveira Becker, Bruna Santos Togni, Edmundo Vieira P Neto, Marcela Amaro