Dados do Trabalho


Título

TERATOMA CISTICO MADURO OVARIANO UNILATERAL NA GESTAÇAO COM TRATAMENTO EXPECTANTE: RELATO DE CASO

Introdução

O teratoma cístico maduro de ovário (TCMO) ou cisto dermóide é o tipo mais frequente de tumores de células germinativas1, sua prevalência é cerca de 20-32,5% dos tumores ovarianos e é encontrado, normalmente, em mulheres com idade média de 30 anos. Seu desenvolvimento acontece a partir de células embrionárias totipotentes e atinge mulheres no seu período fértil. Normalmente se apresenta de forma assintomática, pois possui crescimento lento, porém pode ocasionar dor, infecções e até ruptura (1-1,2% dos casos), estas compleições são urgências ginecológicas.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, 29 anos, branca, casada, G2P1C1A0, gestação em estágio inicial. Apresentava dor de leve intensidade, inespecífica em topografia anexial esquerda. O Ultrassom Obstétrico transvaginal mostrou gestação tópica inicial de 8 semanas; em região anexial esquerda, notando-se imagem unilocular, sólido-cística de conteúdo misto, paredes lisas, com sombra acústica, medindo 68,4x49,4x70,5 mm com volume aproximado de 125ml.
Com o intuito de realizar diagnóstico diferencial foram solicitados os seguintes marcadores tumorais em 23/10/2019: Ca- 125=80,79 UI/mL (VR: <35UI/mL), Ca- 19-9=25,4 U/mL(VR:<37 U/mL), Ca- 72-4=1,42 U/mL(VR:<6,9 U/mL), Ca- 15-3=35,82U/mL (VR: <25 U/mL).
Por fim, para complementação diagnóstica foi realizada Ressonância Nuclear Magnética de Pelve, a qual apresentou massa Anexial Esquerda de 7,07x4,98x4,77cm (volume de 70 ml) compatível com Teratoma Cístico Maduro.
A gestação evoluiu até a 40ª semana quando a paciente foi submetida à cesariana e, concomitantemente, à ooforoplastia esquerda para exérese da massa anexial esquerda no Hospital São Domingos, Uberaba, Minas Gerais.
A avaliação anátomo-patológica demonstrou: massa cística, medindo 9,0x4,0x3,0cm. As superfícies das membranas eram em parte lisas, pardo-claras, amareladas e em parte esfarpadas. Aos cortes, o tecido era elástico com áreas endurecidas e medindo no máximo 0,7cm de espessura. Encontrou-se material gelatinoso entremeado por fios de cabelo; estrutura com formato de dente medindo 0,9x0,5x0,4cm. Microscopicamente: produto da ooforoplastia esquerda com epitélio escamoso estratificado, compatível com teratoma cístico maduro benigno.

Discussão

A literatura mostra-se controversa sobre a melhor abordagem a ser seguida, seja ela expectante ou cirúrgica, pelo fato das possíveis complicações (torção, rotura, obstrução de via de parto). Sendo o tratamento expectante o mais indicado para os tumores anexiais de 5 a 10 cm, que foram reavaliados após 4 semanas e encontram-se sem suspeita de malignidade e estáveis. Desta forma optou-se por seguir um tratamento expectante durante a gestação, já que o tumor não apresentou, durante os exames, crescimento significativo e os marcadores tumorais e exames de imagem não apresentarem sinais de malignidade. Escolheu-se, assim, por realizar ooforoplastia em conjunto com a cesárea, retirando-se parcialmente o ovário esquerdo.

Palavras Chave

Teratoma cístico, gestação, tratamento expectante.

Área

GINECOLOGIA

Instituições

Faculdade Ceres - São Paulo - Brasil

Autores

Gabriel de Melo Borges, Andressa Ribeiro da Costa, Fillipe Silva Costa, Pedro Macedo Sorbo, Nadine Roiz Remaili, Pedro Augusto Carrijo Nunes, Natália Ferrari, Afrânio Sebastião Borges