Dados do Trabalho


Título

Doença de Crohn penetrante: um relato de caso

Introdução

A doença de Crohn é uma enfermidade gastrointestinal inflamatória crônica, recidivante, com causa desconhecida, caráter transmural, e que pode atingir qualquer parte do sistema gastrointestinal, sendo a principal localização íleo terminal. Suas manifestações clínicas são variadas e inespecíficas podendo ter complicações sistêmicas e afetando significativamente a qualidade de vida do paciente. Os tratamentos clínicos atuais baseiam-se na terapia biológica e imunomoduladores. A conduta cirúrgica na doença de Crohn é indicado para casos específicos e de elevada gravidade.

Relato de Caso

C.S.N., masculino, 44 anos, tabagista, procurou o serviço de urgência em 2016 por quadro de abscesso retro-retal, sendo realizada drenagem cirúrgica. Em 2019 compareceu ao ambulatório com queixa de saída de secreção em região perianal. Solicitou-se uma colonoscopia, evidenciando pólipo séssil em sigmóide. Realizada a TC de abdome e pelve, demonstrando coleção líquida, com gás na região pré-sacral e sinais de retração de alças entéricas pré-sacral à direita. A RM apresentou múltiplos trajetos fistulosos na cavidade pélvica, entremeadas com pequenas coleções que comunicavam-se com alças de íleo distal e sinais de estenose. Na laparotomia exploratória, foram identificados dois linfonodos aumentados em região de mesentério, sendo encontradas lesões puntiformes, hiperemiadas em parede do intestino delgado, a partir de 50 cm do ângulo Treitz até válvula ileocecal. Evidenciou-se três áreas de estenose em íleo terminal, além de fístula interna enteroentérica a 30 cm da válvula ileocecal. Aderência inflamatória do íleo terminal com cúpula vesical e mesossigmóide. Ao final do procedimento, foi feita uma ileocolectomia direita, com exérese de 60cm de delgado e ileocolostomia a Mikulicz tipo 1. Devido a presença de doença perianal e da extensa área de atividade da DC, com mais de 100 cm de comprometimento em delgado, a anastomose não pode ser realizada durante, já que a chance de deiscência é elevada.

Discussão

A confirmação diagnóstica da DC, além da análise laboratorial, é apoiada pelos exames de imagem, que incluem a colonoscopia, a Tomografia Computadorizada (TC), a Ressonância Magnética (RM) e a Enterografia por Tomografia Computadorizada (Entero-TC) com o uso de contraste via oral, sendo esta a mais utilizada. Tal técnica permite avaliar os segmentos intestinais e possíveis complicações, como fístulas, abscessos, estenoses, além de avaliar a atividade da doença. Apesar da eficácia dos métodos diagnósticos de imagem nas doenças inflamatórias intestinais, o caso evidencia que em quadros complicados da DC o diagnóstico é concluído no centro cirúrgico, pois tanto a TC quanto a RM não apresentaram as alterações que foram identificadas no intraoperatório. Sendo assim, a confirmação veio com a realização da cirurgia e, posteriormente, com a avaliação anátomo-patológica.

Palavras Chave

Inflamação, Fístula, Estenose, Doença de Crohn, Mikulicz.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Nahara Guidini Pereira dos Santos, Amanda Paolla Natal de Paiva, Natalia Rocha de Paiva, Diego Ferreira de Andrade Garcia, Elias Jirjoss Ilias, Bernardo Mazzini Ketzer, Youri Barbosa Andrikopoulos, Gabriela Miranda Mariotti de Moura