Dados do Trabalho


Título

ANALISE DO IMPACTO DA ADERENCIA AO PROTOCOLO ERAS NOS RESULTADOS CIRURGICOS DE PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA ONCOLOGICA COLORRETAL NO HOSPITAL MUNICIPAL VILA SANTA CATARINA

Objetivo

Avaliar o impacto da aderência global ao protocolo ERAS nos desfechos clínicos e no tempo de internação em pacientes submetidos a cirurgia colorretal em Hospital Escola da rede Pública.

Método

Estudo retrospectivo de pacientes que concordaram em participar do protocolo ERAS , submetidos à cirurgia de câncer colorretal de janeiro de 2016 a dezembro de 2019.
Analisamos o impacto da aderência global ao protocolo nas taxas de complicações, tempo de estadia hospitalar e complicações em 30 dias a partir da correlação estatística dos resultados de aderência com os desfechos .
Fizeram parte do protocolo as seguintes intervenções: educação do paciente sobre o protocolo, terapia nutricional antes da hospitalização, preparo intestinal, jejum abreviado, profilaxia para trombose venosa, profilaxia com antibióticos, profilaxia para náusea e vômitos, anestesia peridural, uso de opióide e manta térmica durante a cirurgia, retirada de fluidos intravenosos no primeiro dia de pós-operatório, mobilização e re-alimentaçao precoce.
Consideramos adesão adequada ao protocolo se pelo menos 75% de todas as intervenções foram seguidas, conforme recomendação pela ERAS Society.

Resultados

Foram coletados dados de 130 pacientes submetidos a cirurgia para neoplasia colorretal. Setenta e cinco eram mulheres, comidade média de 60 anos, e IMC médio foi de 26,2Kg / m2. De acordo com o escore ASA, 4 (3,1%) pacientes foram classificados como ASA I, 73 (56,2%) ASA II, 52 (40%) pacientes ASA III e um paciente (0,8%) ASA IV.
Dos procedimentos realizados, 69 pacientes foram submetidos a ressecções colônicas, 56 à excisão total do mesorreto e 5 pacientes à proctocolectomia total. A maioria dos procedimentos foi realizada por laparoscopia (93,8%), com conversão em 3 casos. Durante a internação, a morbidade foi de 15,4%, sendo 10% Clavien-Dindo 1 ou 2, e 4,6% Clavien-Dindo 3-5.
O tempo médio de internação foi de 5 dias e a mediana foi de 4 dias.
A taxa média de aderência ao protocolo foi de 67,3%, a taxa média de complaince foi de 67,9%. A taxa de complicações no seguimento até 30 dias da cirurgia foi de 12%, dos quais 68,8% (n = 11) foram Clavien-Dindo 1 ou 2. Oito pacientes (6,2%) foram readmitidos no período de 30 dias e 5 deles (3,8%) foram submetidos a reintervenção.

Conclusões

A implementação e adesão de protocolo ERAS em pacientes oncológicos operados em Hospital Escola da Rede Pública demonstra resultados bastante satisfatórios em termos de desfechos clínicos e tempo de estadia hospitalar, devendo ser considerada como estratégia para otimização do uso de recursos em Hospitais do SUS.

Palavras Chave

Protocolo ERAS, Cirurgia Colorretal, Coloproctologia, Programa de Recuperaçao Acelerada, Complicaçoes pós-operatorias, Tempo de internaçao.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Israelita Albert Einstein - São Paulo - Brasil

Autores

ANA SARAH PORTILHO, VICTOR EDMOND SEID, MARIA LUIZA VIANNA OLIVE, LUCAS SOARES GERBASI, MARLENY NOVAES FIGUEIREDO, RAFAEL VAZ PANDINI, MARILIA MARCELINO, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO