Dados do Trabalho


Título

RELATO DE UM CASO RARO DE DIFALIA E SEU MANEJO FAMILIAR

Introdução

Anomalias congênitas do trato genitourinário levam a muitas complicações como predisposição à formação de cálculos, infecções do trato urinário de repetição, função renal acometida, disfunção miccional e/ou sexual, dificuldades psicossociais ou mesmo a combinação de alguns destes. Em sua maioria, tais anomalias requerem intervenção cirúrgica para um melhor prognóstico. O diagnóstico imediato e potencial planejamento cirúrgico é fundamental para amenizar a ansiedade dos pais, bem como para identificar as potenciais comorbidades clínicas promovidas por esta condição. Ao se tratar de anomalias congênitas penianas, observa-se uma crescente incidência, a qual pode ser resultado do aumento de relatos publicados.
Este relato demonstra a dificuldade de manejo de um caso raro de difalia (anomalia peniana composta pela duplicação do pênis), uma vez que envolve abordagem cirúrgica individualizada, cujo pós-operatório não garante função miccional e erétil completa no futuro, o que leva insegurança aos responsáveis e possível comprometimento do desenvolvimento psicossocial infantil.

Relato de Caso

PHAA, 3 anos, masculino, nascido em serviço de hospital-escola apresentando anomalia genital complexa caracterizada por aparente presença de duplicidade peniana distal, associada a um apêndice cutâneo em posição superior ao meato uretral epispádico, pelo qual a micção é realizada. Observado saída de urina abaixo do apêndice cutâneo sem progressão de sonda uretral. Feita cistoscopia sob anestesia geral não houve progressão do aparelho após 3 cm de sua introdução, por estenose uretral importante. Feita uma ressonância nuclear magnética de abdome e pelve, observou-se ectasia pielocalicial direita, junto com a presença da difalia.
Foi explicado aos pais, na ocasião e nas oportunidades subsequentes em consultas, sobre a complexidade e singularidade da anomalia do paciente. Após exposição de plano cirúrgico e de suas potenciais complicações pós-operatórias (disfunção erétil, comprometimento do crescimento, aspecto estético peniano, possível incontinência), os pais preferiram não optar pela abordagem cirúrgica imediata e seguem em acompanhamento ambulatorial para decisão do tempo cirúrgico.

Discussão

Difalia ou duplicação peniana, resultante da fusão incompleta do tubérculo genital, é uma anomalia congênita rara, embora seja bem documentada. O caso acima referido envolve além da duplicidade, uma outra estrutura tubular, que pode ou não fazer parte do corpo peniano, o que exemplifica um caso raro na literatura. Assim como todo relato de difalia, o tratamento deve ser individualizado, objetivando resultado estético e funcional satisfatório. No entanto, deve-se ressaltar a importância do manejo ético adequado com paciente e responsáveis. Para isso, incentivou-se a busca de outras opiniões e disponibilizou-se uma equipe multidisciplinar para um melhor entendimento do quadro, sem deixar de referir todas suas possíveis complicações, tanto da abordagem cirúrgica ou de seu seguimento clínico apenas.

Palavras Chave

Difalia; Ética Cirúrgica; Malformação congênita do trato geniturinário

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA DO ABC - São Paulo - Brasil

Autores

THOMAS ISRAEL DORNELAS, HANNY CAROLINE VILLAVICENCIO CUNHA, VICENTE ANTONIO GERARDI FILHO, ALESSANDRA ABRIL NOGUEIRA