Dados do Trabalho


Título

VESICULA BILIAR DUPLICADA: UM RELATO DE CASO

Introdução

A duplicação da vesícula biliar é um achado cirúrgico raro. Estima-se que esse tipo de anomalia congênita do sistema biliar, com ou sem duplicação do ducto cístico, possui uma incidência de 1 em 3000-4000 habitantes, acometendo igualmente homens e mulheres. O diagnóstico no pré operatório não é comum, sendo descoberto, na maioria das vezes, incidentalmente durante o ato cirúrgico. Além disso, pacientes quando sintomáticos apresentam classicamente sintomas de colelitíase e colecistite, não havendo um quadro específico. Neste trabalho, relatamos o caso de uma paciente que foi diagnosticada no pré operatório do nosso serviço.

Relato de Caso

M.A.S, sexo feminino, 58 anos, encaminhada ao ambulatório de Cirurgia Geral do Hospital Julia Kubitschek com queixa de dor tipo cólica recorrente em hipocôndrio direito, iniciada há um ano. Refere piora após ingestão de alimentos gordurosos, e náuseas e vômitos associados. Hipertensa, em uso de losartana e indapamida. Realizou USG externo que evidenciou esteatose hepática associado a hepatomegalia; duplicação de vesícula biliar sendo, vesícula 1 - de volume normal, parede normoespessas, medindo 1,4 cm no diâmetro transversal, com imagens hiperecogênicas de em média 3 mm que produzem sombra acústica posterior; e vesícula 2 - medindo 1,1 cm no diâmetro transversal, com imagens hiperecogênicas de 3 a 4 mm. Vias biliares intra e extrahepáticas sem dilatações. Colédoco com calibre normal, medindo 2,6 mm. Optado por solicitação de RNM de abdome para estudo mais detalhado. Esta evidenciou duplicação completa da vesícula, com drenagem única através do ducto cístico, destacando a presença de múltiplas imagens ovoides de falhas de enchimento em seu interior, depositadas nas porções dependentes, medindo entre 1,5 a 8,4 mm, compatíveis com cálculos. Paredes regulares, sem evidências de líquido pericolecístico. Paciente foi então admitida eletivamente e encaminhada ao bloco cirúrgico em 05/19, submetida a colecistectomia videolaparoscópica, sem intercorrências. Visualizado em per-operatório duplicação de vesícula, após retirada da peça operatória realizado dissecção com exposição de duas vesículas com dois ductos císticos aderidos. Paciente evoluiu bem, recebendo alta hospitalar no primeiro dia de pós operatório.

Discussão

A duplicação da vesícula biliar é incomum e raramente detectada no pré-operatório. Não são muitos os casos documentados na literatura. O achado incidental durante o ato cirúrgico pode levar a maiores dificuldades e riscos, ocasionando maior probabilidade de conversão para colecistectomia convencional e chances de lesões iatrogênicas. Vale ressaltar a importância da colangiografia per-operatória em casos de dúvida anatômica durante colecistectomia, pois, como é descrito na literatura, esta não diminui a incidência de lesão de via biliar principal, mas diagnostica precocemente e consequentemente melhora o prognóstico. Além disso, trata-se de uma patologia em que muitos pacientes são assintomáticos, e nesses, não há indicação cirúrgica.

Palavras Chave

vesícula biliar, anomalias congênitas, duplicação da vesícula biliar, doenças das vias biliares

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital Júlia Kubitschek - Minas Gerais - Brasil

Autores

Débora Gandra Alvarenga, Tarcísio Versiani A. Filho, Leonardo Schiess Sales Antunes, André Lana Pimenta, Paulo Henrique Marcelino Amaral, Victor Hugo Carvalho Foureaux, Sarah Oliveira Rocha, Andrea Zeringota de Castro Machado