Dados do Trabalho


Título

TORÇAO DE OVARIO COMO DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE PLASTRAO APENDICULAR EM ESCOLAR

Introdução

As torções anexiais são patologias incomuns, representando 3% dos casos de abdome agudo ginecológico e 14,8% dos casos de cirurgias decorrentes de massas anexiais, necessitando de intervenção o mais precocemente possível, a fim de tentar manter a viabilidade do ovário acometido. Estimativas apontam uma incidência de 4.9/100.000 em mulheres com até 20 anos, porém há uma grande lacuna na literatura sobre a dimensão do evento na faixa etária pediátrica.

Relato de Caso

J.S.F., feminino, 8 anos, apresenta-se no pronto socorro de pediatria com dor abdominal difusa, de início há 2 dias, intermitente, mais intensa em fossas ilíacas, associada à 5 episódios diários de vômitos e anorexia. Relata parada da eliminação de flatos e fezes desde o início do quadro. Nega febre e alterações urinárias. Ao exame físico se apresentava com dificuldade para deambular devido à dor, ruídos hidroaéreos presentes, abdome tenso, sem massas palpáveis, doloroso à palpação superficial e profunda difusamente, mais intenso em fossas ilíacas, descompressão brusca positiva, sinal de Rovsing positivo, sinal do obturador positivo. Exames laboratoriais com leucócitos de 11.900, sem desvio à esquerda, PCR elevado e Urina Tipo 1 sem alterações. Ultrassonografia de abdome (US): plastrão em região pélvica à direita a esclarecer, interrogando hipótese de apendicite complicada com fecalito. Raio X: Nível hidroaéreo, fezes em moderada quantidade, ausência de ar em ampola retal. Tomografia Computadorizada (TC) de abdome total e pelve com contraste: Lesão cística pélvica heterogênea à direita, adjacente ao apêndice cecal, com moderado líquido na cavidade e apêndice com presença de apendiculito e diâmetro maior que 13mm. Foi então realizada a laparoscopia, quando observou-se massa mista de ovário direito torcido de aproximadamente 5cm de diâmetro e apêndice endurecido, com edema e aumento do órgão. Foi necessária uma incisão de Pfannestil para retirada dos 2 orgãos e respectiva tuba uterina. Ao exame histo-patológico: ovário direito de 40g e 5,5x4,5x3,0cm, cisto de 5cm com líquido pardo e material gelatinoso, irregular, com parede elástica, de aspecto hemorrágico. Apêndice cecal: 8cm de comprimento com serosa pardo-clara e lisa. Aos cortes, a luz é preenchida por material fecal, parede elástica, pardo-clara e mede 2cm de espessura. Diagnóstico após microscopia: ovário com teratoma cístico maduro e infarto hemorrágico. Tuba uterina com extensa hemorragia e reação inflamatória aguda leve. Apêndice cecal com fecalito, congestão sanguínea e espessamento de parede.

Discussão

As causas ginecológicas de abdome agudo devem ser lembradas como diagnóstico diferencial de apendicite seja aguda ou plastrão apendicular, tendo em vista a proximidade desses órgãos mesmo vistos aos exames de US ou TC e a semelhança da apresentação clínica, no caso da torção ovariana. A torção anexial é a complicação mais frequente do teratoma cístico maduro e, comumente, só é diagnosticado no ato cirúrgico.

Palavras Chave

Torção anexial; Diagnóstico diferencial; Teratoma;

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafaela Alves Freitas, Adriana Cartafina Perez-Bóscollo , Eryc Abido Blumer, Marlon Séles de Paula, José Fernandes dos Santos Junior, Rafael Gonçalves Fernandes, Marina Ferreira Vieira, Beatriz de Escobar Ferraz Campos