Dados do Trabalho
Título
A CRIOCIRURGIA COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO PARA O CANCER DE PELE NAO MELANOMA NA REGIAO NASAL E NASOGENIANA
Objetivo
O câncer de pele não melanoma é o mais prevalente no ser humano, correpondendo a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Possui uma estimativa de 176.930 novos casos para o ano de 2020. Se diagnosticado precocemente, apresenta alta probabilidade de cura, entretanto pode ter como consequência a deformidade pelo acometimento local. A cirurgia convencional é o tratamento mais eficaz, mas em pacientes idosos, nem sempre é possível. Destarte, a crioterapia pode ser utilizada efetivamente em pacientes selecionados, tais como idosos com diversas comorbidades, pacientes com contraindicações cirúrgicas, entre outros. O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência dos autores com este tratamento em pacientes com contraindicações cirúrgicas por comorbidades importantes.
Método
Utilizou-se o Criospray com nitrogênio líquido em dois ciclos de congelamento-descongelamento de trinta segundos, em uma amostra que possui seguimento de um a oito anos.
Resultados
Houve regressão completa das lesões tratadas e resultado estético satisfatório quando comparado com a cirurgia convencional.
Conclusões
Conforme encontrado na literatura, o presente trabalho concluiu que a criocirurgia pode fornecer resultados semelhantes aos tratamentos convencionais, a despeito de não ser amplamente utilizada. O presente estudo demonstrou resultados satisfatórios ao se utilizar dessa técnica para o tratamento de tumores de pele não melanoma na região nasal e nasogeniana, com regressão das lesões e resultado estético satisfatório.
Palavras Chave
Criocirurgia; Câncer de pele não melanoma; Tratamento Alternativo;
Área
CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO
Instituições
Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil
Autores
DANIEL RODOR MARINHO , ISABELLE NUNES BORGES DE FREITAS, RAFAELA ALVES FREITAS, ERYC ABIDO BLUMER , CAROLLINE VAZ, GIOVANNA RUBIA COIMBRA TEIXEIRA, MARCUS VINICIUS ARANTES DE SOUSA, EURÍPEDES DE OLIVEIRA MARINHO