Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO LAPAROSCOPICO DA TORÇAO DE BAÇO

Introdução

A torção do baço é resultado da ausência dos ligamentos peritoneais esplênicos e do alongamento de seu pedículo vascular. É uma patologia rara que afeta principalmente adultos jovens, comumente do sexo feminino e infantil, apresentando-se como massa abdominal assintomática ou desconforto abdominal devido à torção e torção do pedículo.
Embora a esplenectomia tenha sido tradicionalmente usada para essa condição, a esplenopexia é cada vez mais usada na população pediátrica para ancorar o baço e preservar a função esplênica. Relatamos um caso incomum de torção de baço em um adulto jovem com esplenopexia laparoscópica, sugerindo que a preservação esplênica também é possível em adultos com esta apresentação.

Relato de Caso

Uma menina de 14 anos de idade, apresentou-se ao pronto-socorro com queixa de dor abdominal de início subito há 8 h , aumentando em intensidade na admissão. Ao exame geral, o paciente era afebril (37 ◦C), pulsação de 86 bpm e pressão arterial de 114/80 mmHg.O exame sistêmico foi normal. Um exame abdominal revelou dor leve no hipocôndrio esquerdo com massa palpável e móvel.
Foi realizada uma Tomografia computadorizada (TC) do abdome com contraste IV. O exame demosntrou Baço de dimensões aumentadas em flanco esquerdo, invertido com "twist" do pedículo vascular esplênico e sinais de infarto esplênico. A paciente foi submetida a laparoscopia diagnóstica sob anestesia geral. Os achados operatórios mostraram baço aumentado e isquêmico e a ausência do baço de sua posição normal. Todas as ligações ligamentares esplênicas, gastrosplênicas, colicosplênicas, ligamentos frenocólicos e esplenorenais, estavam completamente ausentes. O baço não foi lesado, mas estava congestionado e torcido duas vezes ao redor de seu longo pedículo vascular A torção do pedículo esplênico foi destorcido no sentido anti-horário. Após a torção do pedículo, a congestão esplênica e seu tamanho foi reduzido drasticamente. Foi realizada uma bolsa com uma tela de dupla face e fixado o baço dentro da bolsa e reposicionada a bolsa com pontos na tela e no petitonio e diafragma reposicionando o baço em sua posição anatômica. . No pós-operatório, opaciente teve recuperação sem intercorrências. Dieta oral permitida no primeiro dia pos operatório. no 2º dia de pós-operatório recebeu alta com analgesia via oral. Ela foi acompanhada por dois meses pós-operatório e permanece sem queixas.

Discussão

A torção de baço pode ser congênita ou adquirida. A condição resulta em um pedículo vascular longo, que predispõe à torção, resultando em uma lesão parcial ou infarto completo do baço. Várias técnicas de esplenopexia foram descritas na literatura como esplenopexia em bolsa retro-peritoneal ou criação de uma bolsa no omento, e uso de tela absorvível ou dupla face para fixar o baço em sua localização anatômica normal. Ambos os procedimentos alcançaram resultados comparáveis ​​com resultado aceitável dos pacientes.

Palavras Chave

Baço
Laparoscopia
Infarto esplenico

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital Salvalus - São Paulo - Brasil

Autores

Diogo F V Garcia, Jose J A Braga, Armando S V Garcia