Dados do Trabalho


Título

SINDROME DE BOERHAAVE: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

Introdução

A Síndrome de Boerhaave é uma emergência cirúrgica rara, incidência de 1/6.000. A taxa de mortalidade pode variar de 25-85% dependendo da rapidez com que é feita a intervenção.

Relato de Caso

Homem, 60 anos, admitido no serviço com dor torácica há 3 horas, de forte intensidade, associada a 3 episódios de vômitos, mal estar, tremores e piora com inspiração. Relatou início da dor após o primeiro episódio de vômito, precedido de libação alcóolica há 2 dias e grande ingestão alimentar na noite anterior. Ao exame físico mau estado geral. Apresentava enfisema subcutâneo. Exame pulmonar com murmúrio vesicular bilateral presente com diminuição em bases. Abdome sem alterações. Apesar dos sinais vitais estáveis à admissão, paciente evoluiu com rápida deteriorização do quadro clínico, sinais de má perfusão periférica, queda da saturação, taquicardia e piora da dor. Foi iniciado protocolo sepse. A Tomografia computadorizada de tórax evidenciou pneumomediastino com extensão para região cervical e subcutânea sugerindo perfuração no terço médio esofágico, cardiomegalia e hipoinsuflação pulmonar. Optou-se pela abordagem endoscópica a qual evidenciou-se laceração esofágica completa de aproximadamente 3cm na parede lateral esquerda, foi realizada clipagem da lesão em toda sua extensão. No pós operatório apresentou piora hemodinâmica, foi submetido a toracotomia na qual evidenciou-se grande quantidade de secreção e derrame pleural, ambos de aspecto purulento. Manteve choque séptico de focos urinário e de abscesso pleural à direita. Durante sua internação na unidade de terapia intensiva apresentou diversos episódios de instabilidade e foi a óbito.

Discussão

A Síndrome de Boerhaave, perfuração esofagiana espontânea, leva ao extravasamento de conteúdos orais e gástricos, como ácidos, enzimas digestivas e microorganismos, no mediastino e espaço pleural. Os principais fatores de risco associados a síndrome são o etilismo e a alimentação excessiva. A tríade clássica de Macklers é patognomônica para perfuração de esôfago, mas presente em cerca de 14% dos casos de Boerhaave. No relato presente foi encontrado os 3 aspectos da tríade, vômitos, dor na região inferior do peito e enfisema subcutâneo. A Tomografia toraco-abdominal geralmente apresenta pneumomendistino, coleções periesofagianas e edema da parede do esôfago, correspondendo a alguns dos achados ao exame do paciente. A Endoscopia Digestiva Alta é diagnóstica a terapêutica, auxiliando na aplicação stents metálicos e de clipes sem escopo, ambos procedimentos não excluem uma possível necessidade de cirurgia tardia, fator identificado no relato pela necessidade da abordagem cirúrgica aberta mesmo após tratamento endoscópico. O melhor prognóstico é encontrado em perfurações diagnosticadas entre 12-24h. O relato apresentado possui diversos aspectos encontrados na literatura atual, representando a importância da alta suspeição clínica e da rápida intervenção cirúrgica.

Palavras Chave

Perfuração Esofágica, Toracotomia, Ruptura espontânea, Enfisema mediastínico, Esofagopatia, Mediastinite

Área

TÓRAX

Instituições

Universidade Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Bruna de Paula Alves , Gabriela Miranda Mariotti de Moura, Giulia Fernandes Moça Trevisani , Carolina Lacerda Souza, Eric Shigueo Boninsenha Kunizaki , Victória Accioly Russowsky , Bernardo Mazzini Ketzer , Elias Jirjoss Ilias