Dados do Trabalho


Título

DIVERTICULITE DE MECKEL CAUSANDO OBSTRUÇAO INTESTINAL AGUDA EM UM PACIENTE ADULTO

Introdução

Divertículo de Meckel é a anomalia congênita mais comum do trato gastrointestinal. Trata-se de um divertículo verdadeiro com origem na borda antimesentérica do intestino delgado, resultante da obliteração incompleta do ducto vitelinico, sua origem se dá em uma distancia de aproximadamente 60cm ou “2 pés” da válvula ileocecal - seguindo a famosa "regra dos DOIS (1)". Ocorre em aproximadamente 2% da população, sendo duas vezes mais prevalentes em pessoas do sexo masculino. É normalmente assintomático, porém 2% dos pacientes podem desenvolver complicações durante a vida, sendo elas principalmente sangramentos ou obstrução intestinais. Este trabalho tem por objetivo relatar o caso de um paciente adulto que deu entrada no pronto socorro devido à um quadro de obstrução intestinal causada por diverticulite de Meckel.

Relato de Caso

FGS, masculino, 32 anos, deu entrada no pronto socorro devido a dor abdominal em região periumbilical há 3 dias. Relatou piora progressiva do quadro associado à náuseas e vômitos e parada de eliminação de fezes e flatos há 3 dias. Paciente sem comorbidades. Ao exame físico apresentava-se com distensão abdominal e diminuição dos ruídos hidroaéreos. Toque retal com pequena quantidade de fezes em dedo de luva, sem sangramento ou outros achados. Os exames laboratoriais da admissão demonstraram leucocitose 14.760, com devio e PCR 67,6, sem outras alterações. Realizada tomografia de abdome que demonstrou moderada distensão difusa das alças do intestino delgado a partir do Treitz, com redução abrupta do calibre e fecalização no íleo médio, além de quantidade de líquido livre adjacente às alças delgadas distendidas e na pelve. O paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para uma laparoscopia diagnóstica. Observou-se moderada quantidade de líquido citrino na cavidade abdominal e um divertículo de Meckel a 60cm da válvula ileocecal, com sinais de inflamação, porém sem perfuração. Havia aderências intestinais e acotovelamento associado. Realizado enterectomia segmentar, vídeo-assistida através de uma incisão transumbilical, de aproximadamente 20cm abrangendo o divertículo, seguida de anastomose primária. Realizado fechamento com colocação de tela de polipropileno em posição pré-aponeurótica pois o paciente apresentava uma hérnia umbilical de aproximadamente 2cm. O resultado histopatológico confirmou diverticulite de Meckel. Paciente recebeu alta no sétimo pós operatório.

Discussão

Trata-se de um caso raro de obstrução intestinal associado à diverticulite de Meckel. Normalmente, este divertículo é um achado incidental de exame de imagem, porém quando sintomático, se manifesta antes de 2 anos de idade. É indicado ressecção do divertículo para todos os pacientes sintomáticos, adultos ou crianças, preferencialmente por videolaparoscopia (2). Trata-se, portanto, de um caso de diverticulite de Meckel que evoluiu com obstrução intestinal tratado com uma ressecção intestinal, na qual o paciente evoluiu bem e sem sintomas até o retorno ambulatorial.

Palavras Chave

Divertículo de Meckel
Obstrução intestinal
Abdome Agudo

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital das Clínicas FMUSP - São Paulo - Brasil

Autores

Amanda Juliani Arneiro, Natalia Doratioto Serrano Faria Braz, Carlos Augusto Metidieri Menegozzo, Edivaldo Massazo Utiyama