Dados do Trabalho


Título

PSEUDOMIXOMA PERITONEI: RELATO DE CASO

Introdução

O pseudomixoma peritoneal ou pseudomixoma peritonei é uma entidade clínica rara, caracterizada por deposição de material mucinoso na cavidade abdomino-pélvica com implantes peritoneais difusos, sendo sua principal origem os tumores mucinosos do apêndice cecal os quais representam apenas 1% das neoplasias do trato gastrointestinal e as neoplasia mucinosas ovarianas.

Relato de Caso

Paciente do sexo masculino, 58 anos, pedreiro, católico, casado, natural e procedente de São Paulo – SP. Deu entrada no PS do hospital municipal Alipio Corrêa Netto com queixa de dor abdominal há 3 meses associado a perda ponderal não quantificada e hiporexia, trouxe consigo USG de abdome que evidenciava formação expansiva em fossa ilíaca direita. Ao exame físico o paciente apresentava-se em regular estado geral, desidratado 1/4 +, corado, cardiopulmonar sem alterações, o abdome era plano , doloroso em fossa ilíaca direita, com massa palpável mal delimitada e sem sinais de peritonismo. O hemograma apresentava série vermelha normal, plaquetas 428,000, leucócitos 11.830 sem desvios, ureia 114 e creatinina 1,2; albumina 4,3; sódio 140 e potássio 4,4. A tomografia computadorizada de abdome e pelve com injeção endovenosa de contraste iodado revelou: Espessamento dos planos peritoneais, com formações nodulares hipodensas mal definidas, que promovem indentação dos contornos hepáticos e de algumas alças intestinais delgadas, com algumas tênues calcificações de permeio, moderada ascite de aspecto loculado e múltiplos nódulos sólidos no mesentério e omento maior medindo até 10 mm, sugestivos de carcinomatose peritoneal.
O paciente foi submetido à laparotomia exploradora cujo inventário de cavidade revelou: presença de moderada quantidade de líquido livre na cavidade, intensa presença de produto mucoide em cavidade e difusa carcinomatose peritoneal evidente em alças de ileo e parede abdominal, a conduta cirúrgica foi a realização de biopsia de peritônio cujo resultado foi: infiltração por carcinoma pouco diferenciado com células em anel de sinete e lagos mucinosos e coleta de líquido ascítico para citologia, cujo resultado foi negativo para células neoplásicas. O paciente apresentou boa evolução em pós operatório recebendo alta hospitalar no 4º dia pós operatório e referenciado para serviço terciário de oncologia.

Discussão

O Pseudomixoma peritonei é caracterizado por deposição de material gelatinoso intra – abdominal e implantes mucinosos na superfície peritoneal visceral e parietal, classicamente relacionada aos tumores mucinoides de ovário e apêndice cecal. Trata-se de uma entidade clínica rara com incidência estimada de 1 a 2 casos por milhão de habitantes/ano, com predileção pelo sexo feminino. Apresenta prognóstico reservado, entretanto, mais recentemente utiliza-se cirurgia citorredutora e/ou quimioterapia intraperitoneal hipertérmica como promissoras possibilidades terapêuticas que podem contribuir para mudar essa realidade.

Palavras Chave

pseudomixoma peritonei, pseudomixoma peritoneal, relato de caso, tratamento

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL PROF. DR. ALÍPIO CORRÊA NETTO - São Paulo - Brasil

Autores

ERINALDO ROCHA PAES LANDIM, LUCIANA EMERENCIANO SILVEIRA, JOÃO CARLOS BORDIM, MARIO MIURA, SAULO DI TARSO ROCHA LEÃO