Dados do Trabalho


Título

RETALHO AXIAL DE FLUXO REVERSO: OPÇAO CIRURGICA APOS RESSECÇAO DO MELANOMA DE MEMBRO INFERIOR.

Objetivo

Descrever uma série de casos de reconstrução de membros inferiores através do uso do retalho axial de fluxo reverso (propeller flap) após excisão de melanoma.

Método

De novembro de 2016 a janeiro de 2019, no Serviço de Cirurgia Plástica da UNIFESP, cinco pacientes com defeitos em membros inferiores após ressecção de melanoma foram reconstruídos através do propeller flap. Em todos os casos, os vasos perfurantes foram previamente mapeados com o uso de ultrassom doppler.

Resultados

O tamanho do defeito variou de 4 cm × 3 cm a 8 cm × 4,5 cm. Um caso teve uma rotação de 180º. Em todos os outros, uma rotação de 90 o o foi suficiente. Todos os pacientes tiveram bons resultados estéticos.

Conclusões

O propeller flap é uma técnica factível e de baixo custo. É bem indicada para reconstrução de terço distal do membro inferior de pequeno e/ou médio tamanho. O resultado estético é satisfatório com a espessura e a cor do retalho muito semelhantes à área excisada.

Palavras Chave

Retalho perfurante, membros inferiores, melanoma.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

UNIFESP - São Paulo - Brasil

Autores

Pedro Norton Gonçalves Dias, Gabriela Fernanda Riboli, Roney Gonçalves Fechine Feitosa, Flávia M. V. Waisberg, Lydia Masako Ferreira