Dados do Trabalho


Título

INCIDENCIA DE ABCESSOS INTRA-ABDOMINAIS RESIDUAIS NA APENDICECTOMIA LAPAROSCOPICA VERSUS LAPAROTOMICA: REVISAO SISTEMATICA COM METANALISE

Objetivo

Comparar a incidência de abcessos intra-abdominais residuais entre a apendicectomia laparoscópica e a laparotômica.

Método

Trata-se de uma revisão sistemática com metanálise. As buscas de literatura foram realizadas no período de julho a setembro de 2019, nas bases de dados eletrônicas MEDLINE/Pubmed, LILACS e Scielo. Foram incorporados estudos observacionais publicados no período de janeiro de 2014 até a data de busca, incluindo pacientes diagnosticados com apendicite e que foram submetidos a apendicectomia aberta ou laparoscópica. Formação de abcessos intra-abdominais residuais no pós-operatório, necessidade de reabordagem cirúrgica, antibioticoterapia ou drenagem guiada por métodos de imagem como tratamento dos AIAs foram os desfechos de interesse. Excluiu-se artigos realizados com menores de 18 anos e com gestantes. Os títulos, resumos e textos completos foram lidos pelos autores de modo independente, utilizando os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, e as divergências foram discutidas. A extração de dados e avaliação do risco de viés foi realizada por cada autor de forma padronizada. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pelo STROBE e os artigos que atenderam a 80% ou mais dos critérios foram incluídos. Para a realização da metanálise, foi utilizado o software Review Manager5. A avaliação dos dados dicotômicos foi realizada através do método de Mantel-Haenszel e a medida de efeito utilizada foi o Odds ratio.

Resultados

Foram encontrados 1.876 estudos, sendo que 7 foram selecionados para a revisão e metanálise. As pesquisas foram realizadas entre 1988 e 2016 e incluíram 304.035 pacientes. Com relação a incidência de AIA, após a técnica laparoscópica, ocorreram 429 eventos frente a 243 casos após o procedimento laparotômico. No entanto, o efeito combinado das pesquisas evidencia OR metanalítico não significativo (OR=1,18, IC 95%: 1,00 – 1,39; I² = 47%; p = 0,05). A drenagem percutânea guiada por imagem foi utilizada em 27 casos, somente a antibioticoterapia em 6 e 8 pacientes necessitaram de reabordagem cirúrgica para resolver a complicação.

Conclusões

Não houve diferença na incidência de AIA ao se comparar AL e AA. Pode-se dizer, entretanto, que a ocorrência do evento tende a ser maior após a laparoscopia.

Palavras Chave

Apendicite. Apendicectomia Aberta/Laparotômica. Apendicectomia Laparoscópica. Abcessos intra-abdominais.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

EBMSP - Bahia - Brasil

Autores

Kethyren Santos Oliveira Travassos Reis, Ana Celia Diniz Cabral Barbosa Romeo, Karen Santos Oliveira Travassos Reis, Tabajara Augusto da Silva Júnior