Dados do Trabalho


Título

Diagnóstico e tratamento de hemorragia digestiva por divertículo jejunal

Introdução

Os divertículos jejunais e ileais são raros e a hemorragia intensa a partir de divertículo jejunal é extremamente rara. Isto justifica a apresentação de caso de melena expressiva a partir de divertículo jejunal hemorrágico.

Relato de Caso

Homem de 78 anos foi admitido em situação emergencial relatando episódio de melena abundante. A dosagem de hemoglobina era de 10,2 g/dL. Foi submetido a endoscopia digestiva alta, normal, e a colonoscopia, que exibia resíduos hemáticos recentes e doença diverticular dos cólons não hemorrágica. A tomoangiografia computadorizada e a angiografia mesentérica convencional também foram incapazes de localizar o foco hemorrágico. Decidiu-se, então, por recorrer a enteroscopia com duplo balão, que evidenciou divertículo jejunal hemorrágico, seis centímetros além do ângulo de Treitz, exibindo sangramento ativo a partir de ramo arterial, cuja atividade resistiu às tentativas de cauterização e da injeção de vasoconstritor. O paciente foi então submetido a videolaparoscopia em caráter de urgência, encontrando-se mais seis divertículos, a partir daquele, identificado à enteroscopia, na extensão de 20 cm do jejuno proximal. Foram realizadas enterectomia de 30 cm e anastomose término-terminal. O sangramento por via retal repetiu-se por três vezes enquanto se procedia à investigação, implicando episódios de hipotensão, taquicardia e importante queda do nível de hemoglobina, tendo o paciente recebido, no total, quatro unidades de concentrado de hemácias. Não houve intercorrências pós-operatórias e o paciente recebeu alta hospitalar no sétimo dia, com taxa de hemoglobina de 8,9 g/dL, recebendo alimentação por via oral. A anemia residual foi progressivamente debelada e, dezoito meses depois, nenhum outro sangramento havia ocorrido e seu trânsito intestinal radiológico era normal.

Discussão

O divertículo jejunal foi descrito por Somerling em 1794, geralmente não contém fibras musculares e emerge pela face mesentérica da alça intestinal. Já foi reportado em cerca de 0,4 a 4,6% de série de autópsias.
Complica raramente e a descrição do caso revela os vários recursos diagnósticos aplicáveis em casos de hemorragia digestiva que foge da habitualidade dos focos etiogênicos gastroduodenais e ileocolônicos, nos quais a endoscopia digestiva alta ou a colonoscopia são prontas na definição diagnóstica e orientação terapêutica. Demonstra também que os métodos radiológicos, invasivos ou não, podem não identificá-lo, quando hemorrágico.
A enteroscopia de balão duplo mostrou capacidade de protagonizar a busca de gênese de sangramento jejunal e até de tentar resolução terapêutica, o que poderia ser possível caso o ramo arterial fosse de menor potencial ofensivo.
O tratamento cirúrgico, com ressecção do segmento intestinal envolvido e anastomose primária, demonstrou a eficácia esperada, visto ser o método terapêutico de escolha na literatura.

Palavras Chave

divertículo jejunal
hemorragia digestiva
enteroscopia
cirurgia

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Núcleo de Cirurgia Geral e Especializada de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Valter Nilton Felix, Ioshiaki Yogi, Jacob Fritz, Karen Terra, Nayara Santos Santos