Dados do Trabalho


Título

ABORDAGEM CONSERVADORA DE PNEUMOPERITONIO NA ULCERA PERFURADA - UM RELATO DE CASO

Introdução

Nas últimas décadas, o desenvolvimento dos bloqueadores histamínicos e inibidores da bomba de prótons (IBP), somado ao reconhecimento precoce da Helicobacter pylori corroborou para o avanço na área da doença ulcerosa péptica (DUP). No entanto, complicações relacionadas à DUP continuam ocorrendo. No que se refere à abordagem conservadora da perfuração, dados na literatura demonstram que um grupo especial de pacientes se beneficia desta abordagem.

Relato de Caso

BMP, 36 anos, masculino, ASA I, tabagista e etilista, negava uso de medicações contínuas ou alergias. Atendido pelo serviço de cirurgia do Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ) em 02/06/2020 após encaminhamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com quadro sugestivo de DUP: dor epigástrica súbita, em cólica, sem outros sintomas associados. Na UPA, foi realizado um suporte inicial e rotina radiológica de abdome agudo que evidenciou pneumoperitônio. No exame físico o abdome encontrava-se doloroso à palpação superficial de quadrante superior direito, ausência de descompressão brusca dolorosa, sem sinais de peritonite e ausência de outras alterações ao exame.
O suporte inicial do caso baseou-se em jejum, hidratação venosa, aporte glicêmico, analgesia e antieméticos. Posteriormente foi realizada Tomografia de abdome no HMTJ, que demonstrou pneumoperitônio em abdome superior, sem mais anormalidades. Dessa forma, como o paciente se encontrava estável hemodinamicamente e com melhora dos sintomas, optou-se pela abordagem conservadora, sendo prescrita antibioticoterapia venosa com Ciprofloxacino associado à Metronidazol, além de Omeprazol. Após 48 horas de internação foi iniciado dieta oral líquida restrita e no 3° dia liberada dieta oral branda. O paciente evoluiu com boa aceitação da mesma, permanecendo internado até 05/06/2020 na instituição, com estabilidade do quadro e redução parcial do pneumoperitônio na avaliação radiológica de controle. Desta forma, teve alta hospitalar com antibioticoterapia oral e Omeprazol em dose plena.
No retorno, 8 dias após a alta hospitalar, apresentava-se assintomático, sem queixas e controle radiológico com resolução completa do pneumoperitônio.

Discussão

O tratamento da DUP complicada com perfuração, conforme a literatura, é predominantemente cirúrgico.Asanasak P. reportou uma taxa de sucesso de 94.7% na abordagem conservadora de 36 pacientes e Sociedade Japonesa de Gastroenterologia reporta uma taxa de sucesso de 85%, ambos em um grupo selecionado de pacientes. O grupo deve apresentar os seguintes critérios: ausência de comorbidades graves, estabilidade hemodinâmica, sinal de irritação peritoneal localizado dentro do quadrante superior do abdome, nível de pneumoperitônio menor que a espessura da 1ª vértebra lombar e líquido livre <250 ml.A adequação do paciente aos critérios expostos é difícil, contudo, nos casos em que se faz presente é uma possibilidade terapêutica menos agressiva e com taxas de sucesso significativas.

Palavras Chave

Doença ulcerosa péptica; úlcera perfurada; tratamento conservador; Pneumoperitônio;

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus - Minas Gerais - Brasil

Autores

Lucas Machado de Souza Vicente, Arthur Valdier Batista, Thaís Bandeira de Oliveira Junqueira, Luiz Felipe Costa Mello, Pedro Felipe de Souza Ker, Leatrice Schubert Guilhon de Castro, Camila Miguel Vieira, Igor Vitoi Cangussu