Dados do Trabalho


Título

MUCOCELE DE APENDICE: RELATO DE CASO

Introdução

Mucocele de apêndice (MA) é uma patologia rara de difícil diagnóstico precoce que predomina em mulheres com mais de 50 a. A doença se caracteriza por aumento do apêndice cecal e acúmulo de material mucinoso intraluminal, decorrentes da alteração da camada mucosa e muscular. Sendo assim, pode causar obstrução e dilatação que mimetizam apendicite aguda.
Por ser uma doença de baixa frequência, representando 0,1% a 0,4% de todas as apendicectomias, e sintomatologia pouca característica, os cirurgiões são surpreendidos com seu diagnóstico no período intra-operatório de laparotomias. O objetivo desse trabalho é descrever um relato de caso de MA ocorrido no Hospital Regional de Cáceres Antônio Fontes (HRCAF) e discutir o manejo cirúrgico mais adequado com o propósito de evitar complicações.

Relato de Caso

A.C.S, masculino, 51a, deu entrada no serviço de Cirurgia Geral, realizou Tomografia de abdome contrastada devido investigação de dor abdominal há 03 meses. Ao exame físico paciente em BEG, eupneico, normocorado, afebril, hidratado. Abdome atípico, RHA +, flácido, doloroso a palpação em FID e hipogastro, normotimpânico a percussão. Blumberg- e Giordano-.
Foi submetido a exames laboratoriais e de imagem. Hemograma: Hb 11,5 g/dl, leucócitos 6900/µL.No dia seguinte foi realizado TC contrastada que evidenciou Imagem de tubular, de parede espessada e com conteudo hipoatenunate, localizada em FID e flanco direito, meidndo cerca de 46 x 62 x 140mm, volume estimado em 210cm³ (Mucocele de apendice?). Sem evidências de linfonodomegalias na  cavidade abdominal.Indicado laparotomia exploradora, que evidenciou apêndice vermiforme dilatado, com ausência de conteúdo mucinoso transparente na cavidade abdominal e ausência de linfonodos. Foi realizado ressecção ielocolica direita com apendicectomia + anastomose ileotransversocolica termino-lateral . Peça anatômica para o serviço de patologia. Paciente evolui bem e recebeu alta no 5° dia pós-operatório.
O resultado da Biópsia diagnosticou neoplasia mucinosa com displasia de baixo grau limitada ao apêndice com margens cirúrgicas livre de neoplasia, lesão em 12cm na maior dimensão. Mucosas adjacentes livres de comprometimento neoplásico. Estadiamento patológico: (pTNM: pTis). Paciente foi encaminhado para o serviço de oncologia.

Discussão

O tratamento recomendado da MA é cirúrgico. A apendicectomia simples é bastante eficaz, sendo reservado ressecção parcial do ceco ou hemicolectomia direita nos casos de aderência ou invasão local, Bx evidenciando alto grau de malignidade, tumores maiores que 2 cm e acometimento de linfonodos ou mesoapêndice.O manejo com o órgão deve ser cuidadoso para evitar perfuração e extravasamento do conteúdo gelatinoso com possível semeadura de células neoplásicas na cavidade abdominal causando uma das piores complicações da MA: psedomixoma peritoneal.
Tais pacientes devem passar por investigação de outras neoplasias associadas ao quadro, como CA de cólon e ovário.

Palavras Chave

MUCOCELE DE APENDICE
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DE APENDICITE
NEOPLASIA APENDICULAR

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL REGIONAL DE CÁCERES - Mato Grosso - Brasil

Autores

CAMILA PAIXÃO MARQUES, letícia cristino francisco