Dados do Trabalho


Título

MEDIASTINITE ASCENDENTE: UMA COMPLICAÇAO RARA DE ABSCESSO PULMONAR

Introdução

Mediastinites são processos inflamatórios agressivos do tecido mediastinal causadas, normalmente, por infecção de estruturas do próprio mediastino ou extensão de infecções de outras localizações que mantém relações anatômicas com esse compartimento, como o pescoço, pulmões, pleura, coluna vertebral ou abdome. O objetivo deste estudo é descrever um caso raro de mediastinite aguda ascendente que evoluiu após a formação de um abscesso pulmonar fistulizado ao mediastino, com ascensão à região cervical e sua manifestação clínica única.

Relato de Caso

Paciente do sexo feminino, de 42 anos, com queixa de dor em ombro direito há 2 semanas que evolui com piora da dor e irradiação para a região cervical anterior associada ao surgimento de eritema na base do pescoço e edema na região próxima à inserção dos músculos cervicais, sendo submetida à drenagem percutânea da lesão, em que se observou uma pequena quantidade de secreção serosa. Uma vez que não houve resolução do quadro clínico, a paciente foi submetida a tomografia computadorizada cervical e torácica, que identificaram a presença de coleções anteriores, torácicas retromusculares e mediastinais cervicais inferiores. Devido à história clínica e os achados tomográficos, foi realizado a toracotomia exploratória urgente, que identificou a presença de um abscesso pulmonar aderido a região da veia cava superior fistulizada ao mediastino e a região cervical inferior, sendo feita a ressecção pulmonar do segmento acometido, drenagem e limpeza do mediastino e cavidade pleural. Em seguida, realizou-se uma cervicotomia exploradora dos compartimentos cervicais e sua limpeza. A paciente evoluiu sem complicações no pós-operatório, com controle infeccioso adequado. Os resultados anatomopatológicos e os exames complementares não identificaram uma possível causa etiológica do surgimento do abscesso pulmonar, classificando-o como criptogênico.

Discussão

A mediastinite aguda é uma afecção rara, agressiva e com alta taxa de mortalidade, entre 14 a 42%, variando de acordo com a etiologia, a demora diagnóstico e o tempo de início do tratamento. Este relato de caso descreve a mediastinite ascendente, um evento raro, com poucos relatos na literatura, como evolução atípica de um abscesso pulmonar, em paciente sem predisposição, com fistulização no mediastino e com ascensão a região cervical. Nota-se que o quadro clínico único tornou o diagnóstico e o tratamento desafiadores, a intervenção cirúrgica rápida proporcionou o tratamento adequado para este caso.

Palavras Chave

Mediastinite, Abscesso pulmonar, Dor de ombro, Cirurgia Torácica

Área

TÓRAX

Instituições

Disciplina de Cirurgia Torácica da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Victor Akihiro Morishita Mantoku, Igor Farias, Rodrigo Sakae, Aldo Parodi, Paulo Fabrício Stanke, Vicente Dorgan, Marcio Botter, Roberto Saad Jr