Dados do Trabalho


Título

HERNIA ATRAVES DO LIGAMENTO LARGO: RELATO DE CASO

Introdução

As hérnias internas são definidas como o deslocamento de uma víscera através de forames, recessos, defeitos congênitos ou adquiridos.
As hérnias internas são de difícil diagnostico por pouca especificidade dos exames de imagem como tomografia computadorizada ou ultrassonografia, sendo geralmente diagnosticada no intraoperatório. Dentre elas a hernia interna pelo ligamento largo uterino é uma afecção rara e que necessita de atenção do cirurgião para seu diagnóstico.

Relato de Caso

Paciente, sexo feminino, 55 anos, natural e precedente de Nova Iguaçu-RJ foi admitida no Hospital Geral de Nova Iguaçu com queixa de dor abdominal de forte intensidade associada a distensão abdominal e parada de eliminação de fezes e flatos há 6 dias. Negava febre e outros sintomas associados. Previamente hígido, nega cirurgias anteriores.
Paciente foi internado e solicitado exames complementares.
Realizada tomografia abdominal que evidenciou distensão de alças de delgado e ponto de stop em íleo terminal.
Dadas essas condições, dado o diagnostico de abdome agudo obstrutivo foi indicada laparotomia exploradora. Evidenciado no ato cirúrgico: distensão de intestino delgado progredindo até íleo terminal e hérnia interna há 10 cm da válvula ileocecal por abertura de 2cm em ligamento largo.
Foi realizada liberação do segmento de íleo terminal e fechamento do defeito do ligamento largo.
Durante o pós operatório, o paciente evoluiu sem intercorrências. Paciente recebeu alta após 5 dias do ato cirúrgico.

Discussão

As hérnias internas do ligamento largo representam 4% das hérnias internas. Entre as hérnias internas, aquelas através do forame de Winslow são mais comumente observadas. O menos frequente é a do ligamento largo do útero.
As hérnias através do ligamento largo podem ser classificadas como tipo fenestrado e tipo bolsa.
O tipo fenestrado é caracterizada por um defeito completo do ligamento largo. É o tipo mais comum.
No tipo bolsa ocorre herniação para uma abertura anterior ou posterior do ligamento largo, é o defeito de apenas uma camada, herniando conteúdo para os paramétrios.
Podem ocorrer devido a cirurgias previas, traumas obstétricos, doenças inflamatórias pélvicas e defeitos congênitos.
Para esse tipo de afecção abordagem poderia ser realizada por laparotomia ou laparoscopia, sendo a última de preferência para esse tipo de patologia, em caso de não apresentar contraindicações.
O diagnostico no transoperatório foi inesperado, por se tratar de um diagnostico muito raro de abdome agudo obstrutivo, mas de fácil resolução. Esse caso serviu para apresentar as dificuldades diagnosticas desse tipo de afecção.

Palavras Chave

Hérnia Interna; Ligamento Largo; Obstrução Intestinal;

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

LORENA RIBEIRO TEIXEIRA, FELIPE QUEIROZ, Javert Filho, Alexsandro Farias, Vinicius Amaro, Esther Victoria Lima