Dados do Trabalho


Título

O EFEITO DA DERIVAÇAO GASTRICA EM Y DE ROUX NO TRATAMENTO DA HIPERTENSAO E DO DIABETES

Objetivo

Analisar o efeito da técnica de derivação gástrica em Y de Roux (RYGB) no controle e tratamento de comorbidades relacionadas à obesidade.

Método

Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, com informações obtidas pela revisão de prontuários, com coleta de dados no pré e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica entre janeiro de 1998 e dezembro de 2019. Selecionamos para o estudo pacientes entre 20 e 59 anos, de ambos os sexos, com Diabetes Mellitus tipo II (DM2) e hipertensão arterial sistêmica (HAS).

Resultados

252 pacientes foram submetidos a RYGB no serviço. Setenta e nove (31,3%) tinham DM2 e 64 tinham HAS associada a DM2. Com relação ao DM2 e à HAS 37,9% e 43,75%, respectivamente, apresentaram remissão total da doença após a cirurgia. Houve redução no pós operatório do uso de Metformina, insulina/Gliclazida, Propranolol, Losartana e Hidroclorotiazida em 62%, 10,1%, 100%, 26,5% e 22,8% dos pacientes, respectivamente.

Conclusões

A técnica da RYGB é efetiva na remissão total do DM2 e HAS. Mesmo nos casos em que não houve a remissão total das doenças, houve queda significativa no uso de medicamentos usados para o seu tratamento.

Palavras Chave

Cirurgia Bariátrica; Diabetes Mellitus; Hipertensão; Obesidade

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Giulia Marchetti, André Orsini Ardengh, Patrícia Colombo de Souza, Paulo Kassab, Wilson Rodrigues Freitas Junior, Elias Jirjoss Ilias