Dados do Trabalho


Título

ENDOMETRIOSE PLEURAL CAUSANDO PNEUMOTORAX DE REPETIÇAO

Introdução

Endometriose é definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina. Endometriose torácica se caracteriza pela presença desse tecido na pleura, parênquima pulmonar ou árvore traqueo-brônquica. Em mulheres na idade fértil, a endometriose torácica deve ser suspeitada em pneumotórax espontâneo sem causa aparente. Este trabalho tem por objetivo relatar o caso de uma paciente adulta que foi diagnosticada com endometriose pleural após episódios de pneumotórax de repetição.

Relato de Caso

M.S.A, feminina, 41 anos, encaminhada de outro serviço para nosso hospital em 28/05/19 para avaliação devido dor torácica ventilatório dependente e dispneia há 2 dias. No exame físico inicial, apresentava-se com murmúrios vesiculares reduzidos à direita, feito radiografia de tórax e constatado a presença de importante pneumotórax à direita. Na admissão, realizado drenagem de tórax com dreno pigtail e apresentou melhora dos sintomas. Paciente com diagnóstico de endometriose uterina estava em tratamento com anticoncepcional oral e referia antecedente de outros quatro episódios de pneumotórax espontâneos nos últimos 5 anos (o primeiro em 2011), todos coincidentes com período menstrual. Realizou biópsia pleural em serviço externo para investigação em 2012, que veio com pleurite aguda fibrinosa e constatação de fragmentos irregulares de tecido membranáceo castanho amarelado e elástico, sugestivo de endometriose pleural. Realizou tomografia de tórax em 28/05/19, que identificou imagem nodular no segmento apical do lobo superior direito, que pode representar consolidação focal ou nódulo, com opacidades em vidro fosco esparsas adjacentes e no lobo inferior deste lado, corroborando hipótese diagnóstica de endometriose pulmonar. Solicitado também uma ressonância magnética em 31/05/19, sem alterações no segmento torácico, porém com sinais de endometriose profunda no compartimento pélvico. Durante internação no nosso serviço, foi acompanhada pela equipe da Ginecologia, que iniciou análogo de GnRH via subcutâneo. Dreno torácico foi sacado após 8 dias da passagem e recebeu alta no mesmo dia, assintomática. Paciente segue em acompanhamento com equipe da ginecologia, devido supressão hormonal, e com cirurgia torácica para programação de terapêutica.

Discussão

Pneumotórax espontâneo é a principal manifestação da endometriose torácica (70% dos casos) em mulheres em idade fértil, principalmente naquelas com endometriose pélvica já diagnosticada. A maioria ocorre no hemitórax direito, como no caso relatado. Pelo fato de tratar-se de difícil diagnóstico, usualmente estas mulheres apresentam pneumotórax de repetição. O tratamento se dá inicialmente por drenagem torácica associado a supressores hormonais (análogo de GNRH), ou ainda indicação de realização de pleurodese. O caso apresentado ressalta a importância da suspeita diagnóstica de endometriose torácica em mulheres para seu adequado tratamento desde início dos sintomas.

Palavras Chave

Pneumotórax, repetição, endometriose pleural

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP - São Paulo - Brasil

Autores

NATALIA DORATIOTO SERRANO FARIA BRAZ, CARLOS AUGUSTO METIDIERI MENEGOZZO, EDIVALDO MASSAZO UTIYAMA