Dados do Trabalho


Título

HEMOTORAX APOS PRATICA DE YOGA

Introdução

A prática de Yoga tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos devido seus benefícios a saúde e bem estar mental. Para população idosa, mostrou-se melhorar equilíbrio e autopercepção de queda. Yoga é considerado seguro para praticantes saudáveis quando bem instruídos. Porém, devido a prática cada vez mais popular, e muitas vezes inadequada, a taxa de lesões também aumentou. Um estudo demonstrou que a maioria das lesões ocorreu em mulheres de 18-44 anos, durante prática não supervisionada e localizada no tronco e membros inferiores. Neste trabalho, mostraremos um caso de uma paciente que apresentou fratura de costela e hemotórax durante uma aula de Yoga.

Relato de Caso

NXA, 79 anos, feminino, estava praticando Yoga quando foi vítima de trauma torácico de baixo impacto, evoluindo com dor em hemitórax esquerdo e dispneia progressiva. A paciente foi submetida a drenagem de tórax em outro serviço, e, após 7 dias, encaminhada para o nosso hospital para avaliação. A paciente fazia uso de anticoagulante oral devido a fibrilação atrial crônica e apresentava um INR de 4,5. Realizou uma tomografia de tórax que identificou fraturas recentes de 5º e 6º arcos costais direitos, sem desalinhamentos, moderado hemotórax à esquerda (volume estimado 1100 mL) com atelectasia restritiva do pulmão. Diante do quadro, optou-se por realizar uma videotoracoscopia na qual se identificou 1,5 L de líquido hemático, coágulos, uma laceração pulmonar de 1cm sem sangramento ativo e hematoma pulmonar. Realizada lavagem abundante, retirada de coágulos e nova drenagem. Durante a evolução, apresentou um quadro de dor torácica cujo diagnóstico foi um infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST no eletrocardiograma. Teve alta após 30 dias do procedimento cirúrgico.

Discussão

A incidência de lesões relacionadas ao Yoga tem aumentado nos últimos anos. As mais comuns são entorses de membros e são principalmente causados por falta de técnica adequada. Outra potencial causa seria a presença de instrutores não qualificados para tal atividade. Devido ao aumento do número de participantes acima de 65 anos, a taxa de lesões nessa faixa etária foi a que mais cresceu. O elevado número de lesões nessa idade pode ser explicado por alterações biológicas que ocorrem através dos anos, como diminuição da flexibilidade e da densificação óssea. O caso apresentado ressalta a importância da prática adequada, especialmente de idosos, e a potencial morbidade associada a lesões nessa população.

Palavras Chave

HEMOTÓRAX, YOGA

Área

TRAUMA

Instituições

HOSPITAL DAS CLINICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP - São Paulo - Brasil

Autores

NATALIA DORATIOTO SERRANO FARIA BRAZ, CARLOS AUGUSTO METIDIERI MENEGOZZO, EDIVALDO MASSAZO UTIYAMA