Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO: IMPORTANCIA DA COLONOSCOPIA ATE O ILEO TERMINAL E DA LINFADENECTOMIA NO TRATAMENTO CIRURGICO

Introdução

Os tumores carcinóides são malignidades de crescimento lento com características biológicas e clínicas distintas. Estes são derivados das células cromafins que revestem o epitélio do trato respiratório e digestivo. A apresentação clínica varia em função do tamanho, do sítio primário e do tipo de substância produzida pelo tumor. Em sua maioria, os tumores neuroendócrinos são achados incidentalmente em exames endoscópicos, pois frequentemente são pequenos e assintomáticos.

Relato de Caso

Mulher, 38 anos, em seguimento com ginecologista devido a endometriose profunda já operada por laparoscopia há 2 anos, com quadros esporádicos de dor pélvica e dismenorreia. Sendo G1C1, com intuito de nova gravidez, passou com sua ginecologista, que pediu colonoscopia, pois sua ressonância nuclear magnética (RNM) prévia demonstrou sinais de invasão em cólon pela endometriose. Realizou a colonoscopia até íleo terminal, a qual identificou uma lesão próxima à válvula ileocecal de, aproximadamente, 15mm. Realizou-se biópsia desta devido a suspeita de tumor neuroendócrino (TNE). O restante do exame estava sem alterações e sem sinais de endometriose. A biópsia confirmou a suspeita de TNE bem diferenciado grau 1, com anatomopatológico T2N1 e imunohistoquímica com índice de proliferação celular pelo Ki-67 de 1,55%. Portanto, pediu-se um exame de PET CT e pela localização e tamanho da lesão, foi proposto inicialmente ressecção endoscópica. No entanto, com o recurso do near focus, constatou-se que a lesão apresentava sinais de invasão de submucosa. Optado, assim, por colectomia proximal videolaparoscopica com linfadenectomia, sendo 3/17 linfonodos comprometidos.

Discussão

Para diagnóstico, localização e estadiamento de TNE, podem ser utilizados: tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia endoscópica e endorretal (USER) e RNM. A tomografia por emissão de pósitrons (PET) é utilizada para detectar não só TNEs, como também, linfonodos regionais comprometidos e descartar metástases a distância. O PET com dotatato Ga-68 é um teste mais recente que usa um rastreador radioativo chamado Ga-68 DOTA-TATE para se ligar aos receptores de somatostatina de um tumor. Em casos metastáticos ao diagnóstico, ele tem boa acurácia para detectar o primário quando sua localização não é conhecida, além de doença extra-abdominal. Nos exames anatomopatológicos inconclusivos, o emprego de marcadores imunohistoquímicos, tais como a cromogranina-A e a sinaptofisina, possibilitam a definição do quadro. Em casos de TNE, a linfadenectomia ainda é controversa, por não ter dados na literatura demonstrando a mudança de prognóstico. No entanto, este caso mostra que se fosse feito somente a enterectomia, a paciente seria subestadiada.

Palavras Chave

tumor neuroendócrino
colonoscopia
linfadenectomia
Ga-68 DOTA-TATE

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO - São Paulo - Brasil

Autores

GABRIELA ARAÚJO GASBARRO, Amanda Machado Bernardo ZIEGLER, CAIO MARTINS FURLANETTO, Danielle Gatti TENIS, JULIANA SANTOS VALENCIANO NONOSE, RONALDO NONOSE