Dados do Trabalho


Título

HERNIORRAFIA ROBOTICA EM HERNIA INCISIONAL SUPRA-UMBILICAL

Introdução

A escolha da técnica cirúrgica para tratamento da hérnias, tem sido bastante discutida nos últimos anos devido as diferentes abordagens pelas vias anteriores e posteriores, principalmente as correções endoscópicas por serem menos invasivas e possibilitando a recuperação no pós-operatório mais rápida. Neste trabalho visamos demonstrar a técnica robótica E- TEP para correção da hérnia incisional.

Relato de Caso

Paciente C.W.W portador de hérnia incisional supra-umbilical, com colectomia esquerda prévia por doença diverticular.
Será apresentado um vídeo de herniorrafia robótica pela abordagem E-TEP. O paciente foi posicionado em decúbito dorsal, sob anestesia geral, sendo inserido incialmente trocarter óptico acoplado com balão endoscópico o qual foi insuflado (com gás CO2) para criar e manter o acesso ao espaço pré-peritoneal, dissecçao da bainha posterior do reto abdominal com posterior inserção de outros dois trocarteres auxiliares.A dissecção foi realizada próxima ao xifóide para evitar lesão do ligamento redondo do fígado.Secção da bainha posterior do reto, manobra chamada Cross-over. Foi feito dissecção e descolamento do saco herniário.Fechamento do defeito com Velok e fixação da tela.

Discussão

A técnica E-TEP é considerada um procedimento seguro e durável, com excelentes resultados a longo prazo (menor dor no pós operatório e curto tempo de recuperação) e com baixas taxas de complicações. Esta técnica mantem-se reprodutível e confiável quando executada por um cirurgião experiente que esteja apto e familiarizado com o método.

Palavras Chave

E-tep ,herniorrafia robótica , hérnia incisional

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Puc-RJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriella Rondon