Dados do Trabalho


Título

OPINIAO DOS INTERNOS DO CURSO DE MEDICINA ACERCA DAS AULAS PRATICAS DE CIRURGIA GINECOLOGICA

Objetivo

Investigar a opinião dos internos do curso de medicina (nono ao décimo segundo periodos) de duas universidades mineiras com relação às aulas práticas de cirurgia ginecológica durante o internato em suas universidades. Identificar os principais pontos positivos e negativos das práticas em cirurgia ginecológica. Avaliar a importância de tais aulas práticas para a formação médica. Saber quais os tipos de cirurgia os estudantes mais acompanharam e se tiveram a oportunidade de realizar algum procedimento.

Método

Foi aplicado um questionário aos acadêmicos de Medicina de duas universidades mineiras, os quais ja tivessem passado pelo internato em ginecologia. Os questionários continham 10 perguntas. Os dados foram analisados pela equipe executora do projeto.

Resultados

Foram 60 entrevistados. Quanto aos pontos negativos, 42 (70%) apontaram o excesso de pessoas no bloco cirúrgico e a dificuldade de enxergar o campo cirúrgico; 39 (65%) apontaram a falta de oportunidade de poder fazer algo prático durante as cirurgias, ficando apenas observando; 42 (70%) apontaram a falta de preparo teórico precedendo a prática; Quanto aos pontos positivos, 50 (83.3%) acharam as aulas práticas de cirurgia ginecológica relevantes para sua formação; 55 (91.6%) tiveram a oportunidade de observar a anatomia pélvica na prática pela primeira vez durante as cirurgias; 47 (78.3%) apontaram a oportunidade de aprender a suturar; 51 (85%) apontaram a grande variedade de patologias que puderam ver na prática; O procedimento mais acompanhado pelos internos foi a conização, acompanhada por 32 (53.3%), seguido pela drenagem de cisto de Bartholin, acompanhada por 28 (46.6%) e pela histerectomia, acompanhada por 20 (33.3%).

Conclusões

Conclui-se que as aulas práticas de cirurgia ginecológica são de grande relevância para a graduação em medicina, possibilitando o contato com procedimentos variados, o estudo da anatomia humana aplicado à prática cirúrgica e o exercício de técnicas de sutura. Entretanto, conclui-se que existem aspectos que devem ser melhorados, tais como o excesso de pessoas no bloco cirúrgico, possibilitar mais momentos práticos ao estudante e o estudo teórico pertinente antes das aulas práticas.

Palavras Chave

Prática; Cirurgia ginecológica; Internos

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

Rafaela Alves Freitas, Marcus Vinicius Arantes de Sousa, Eryc Abido Blumer, Isabella Caroline Santos Guimarães, Vitoria Cristina do Nascimento , Marina de Santis Castelhano