Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO CRIOCIRURGICO PARA TUMORES DE PELE NAO MELANOMA DE COURO CABELUDO

Objetivo

O objetivo do presente estudo é avaliar os resultados obtidos pelos autores utilizando a criocirurgia em pacientes com câncer de pele não melanoma de couro cabeludo.

Método

Foram selecionados pacientes que estivessem em seguimento de um a oito anos, os quais foram avaliados e submetidos à técnica de crioterapia, com o Criospray com nitrogênio líquido em dois ciclos de trinta segundos para o tratamento das lesões. Em seguida, analisou-se os resultados obtidos ao longo do acompanhamento.

Resultados

A técnica apresentou muitas vantagens, tais como a facilidade do tratamento tanto para o profissional quanto para o paciente, redução do risco de infecção, possibilidade de tratar múltiplas lesões simultaneamente, boa cicatrização, pós-operatório não limita as atividades do paciente.
Em todo o grupo submetido ao tratamento houve regressão completa das lesões tratadas, bem como resultado estético satisfatório.

Conclusões

Conclui-se que a criocirurgia pode ser incluída como tratamento alternativo destas neoplasias. É um tratamento resolutivo, prático, de baixo custo, pouco invasivo, bem tolerado e aceito pelos pacientes.

Palavras Chave

Câncer de pele; Couro cabeludo; Criocirurgia;

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil

Autores

DANIEL RODOR MARINHO , ISABELLE NUNES BORGES DE FREITAS, ERYC ABIDO BLUMER, RAFAELA ALVES FREITAS, CAROLLINE VAZ, GIOVANNA RUBIA COIMBRA TEIXEIRA, MARCUS VINICIUS ARANTES DE SOUSA, EURÍPEDES DE OLIVEIRA MARINHO