Dados do Trabalho


Título

CORREÇAO CIRURGICA DE LESAO ARTERIAL IATROGENICA EM PASSAGEM DE CATETER VENOSO CENTRAL

Introdução

Passagens de acesso venoso central com base em parâmetros anatômicos é uma prática clínica comum na maioria dos hospitais públicos e privados no Brasil e existe uma grande variedade de iatrogenias inerentes ao procedimento. As lesões arteriais, em especial, consistem em complicações potencialmente fatais e uma resposta rápida pode ser determinante para o prognóstico do paciente. O objetivo deste estudo é relatar um caso de retirada segura de cateter de Shilley da cavidade pleural após lesão de artéria subclávia.

Relato de Caso

Paciente, 34 anos, sexo feminino, portadora de neoplasia uterina sem tratamento, foi admitida em hospital terciário por Insuficiência Renal Aguda indicativa de diálise, sendo realizada tentativa de acesso venoso central em Veia Jugular Interna Direita. Completado o procedimento, realizou-se radiografia de tórax de controle no leito, conforme protocolo, que identificou opacidade em ápice pulmonar direito. Após dúvidas quanto a interpretação da imagem, o exame foi repetido em posição ortostática, revelando um hidropneumotórax, sendo acionada a equipe de cirurgia torácica com urgência. Assegurada a estabilidade hemodinâmica e ventilatória, a paciente foi encaminhada a Tomografia de Tórax que identificou o cateter locado em espaço pleural direito e confirmou o hidropneumotórax. A princípio, foi discutida uma intervenção hemodinâmica, porém o serviço não dispunha do material necessário para controle da provável lesão arterial. Sendo assim, optou-se pela retirada do cateter sob visão direta por videotoracoscopia. O procedimento foi realizado sob anestesia geral com intubação orotraqueal seletiva, sendo observado sangramento arterial de Artérias Subclávia Direita após retirada do Shilley, realizada hemostasia com PROLENE 4-0 em coto arterial visível. A cirurgia ocorreu sem intercorrências e o pós-operatório foi realizado em terapia intensiva, da qual recebeu alta em 4 dias, após retirada do dreno.

Discussão

Na literatura, encontramos inúmeros relatos de lesões arteriais iatrogênicas durante passagem de acesso venoso central, sendo a grande maioria delas tratadas hemodinamicamente através da colocação de stents, apresentando bom prognóstico. Em um caso de lesão de artéria braquiocefálica relatado, a cirurgia com esternotomia se fez necessária, porém a paciente apresentou evolução ruim por complicações clínicas no pós-operatório. Em todos os estudos, o procedimento foi realizado com base em parâmetros anatômicos, sem utilização de guia ultrassonográfico. Em alguns estudos, o auxílio do US eliminou a ocorrência de hemotórax e pneumotórax, além de reduzir a punção arterial inadvertida a números inferiores a 1%. Concluímos, portanto, que a retirada de cateter locado em espaço pleural por videotoracoscopia seguida de hemostasia sob visão direta mostrou-se uma alternativa segura e eficaz em um hospital terciário que não dispõe de serviço de hemodinâmica. Porém, os procedimentos guiados por US se mostraram a melhor maneira de garantir a segurança do paciente.

Palavras Chave

Iatrogenia; Lesão Arterial; Acesso Venoso Central, Hemodiálise, Hemotórax, Pleuroscopia

Área

TÓRAX

Instituições

Hospital Guilherme Álvaro - São Paulo - Brasil

Autores

Ana Helena Lancellotti Nigro, Marcela Queiroz Silva, André Galante Alencar Aranha