Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA MICROFOLICULAR DE TIREOIDE ABRINDO QUADRO COM METASTASE OSSEA PARA A COLUNA VERTEBRAL: RELATO DE CASO

Introdução

As neoplasias de tireoide possuem incidência de cerca de 24:100 mil habitantes, com a maioria apresentando diferenciação celular ao diagnóstico e predominância de cerca de 85% de carcinoma papilífero. Este, por sua vez, manifesta-se tipicamente em pacientes do sexo masculino, entre 25 e 50 anos de vida, sendo marcante a exposição glandular à radiação ionizante. Além disso, possui diminuta relação com metástases, e, se presentes, ocorre para tecidos adjacentes, como linfáticos ou pulmões. Esses pacientes cursam com bom prognóstico, com cerca de 85% dos casos apresentando desfecho favorável contra 5% dos pacientes evoluindo para óbito, independente do tratamento instituído.

Relato de Caso

Paciente feminina, 53 anos, do lar, moradora da zona urbana, procura serviço de ortopedia por história de lombociatalgia há cerca de 1 ano. Após as devidas investigações e a evidência de lesão expansiva de 4,3 cm em L2, foi realizada artrodese L1-L3 + corpectomia e laminectomia ampla, com o envio de peça para anatomopatológico. Após resultado de anatomopatológico revelar achados compatíveis com carcinoma microfolicular tireoidiano metastático para coluna vertebral (L2), paciente foi encaminhada para a cirurgia de cabeça e pescoço. Ao exame, bom estado geral, tireoide palpável com presença de nódulo endurecido de cerca de 1,5 cm em lobo direito, ausência de linfonodos palpáveis. Após retorno com exames, apresenta ultrassonografia da tireoide evidenciando massa hipoecogênica com limites imprecisos medindo 6x3 cm, em lobo direito, com fluxo central maior que o periférico. A punção aspirativa por agulha fina (PAAF) revelou apenas hiperplasia linfoide reacional. Apesar de resultado benigno pela PAAF, a paciente foi encaminhada para cirurgia para a realização de tireoidectomia total com esvaziamento funcional do lado direito, considerando-se a necessidade de tratamento com radioiodoterapia (RIT) adjuvante. No pós-operatório evoluiu bem, sem intercorrências. Em uso de cálcio e levotiroxina sódica 100 mcg com boa adesão terapêutica e assintomática, paciente seguiu para RIT. Continua em acompanhamento ambulatorial.

Discussão

Tem-se observado com enfática frequência, a ocorrência de metástase óssea por carcinoma diferenciado da tireoide (CDT) no Estado do Acre. Pela escassez de dados relativos à prevalência dos casos, carência de estudos, dada a rareza de sua comparência, faz-se necessário, sobremaneira, uma investigação mais acurada sobre o tema. O diagnóstico precoce de CDT está relacionado a maiores chances de cura e a uma maior sobrevida. Dessa maneira, métodos de rastreamento eficientes podem impedir desfechos clínicos metastáticos como o caso supracitado. Não há tratamento definitivo e eficaz contra metástases ósseas, sendo, portanto, um achado avançado de mau prognóstico.

Palavras Chave

Carcinoma diferenciado da tireoide; metástase óssea; lombociatalgia.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

UFAC - Acre - Brasil

Autores

THAYSLENE CARVALHO BARBOSA, BEATRIZ MOREIRA FRANÇA, GABRIELLE BATISTA MOREIRA, PAULO RENAN SOUZA FIGUEIREDO, MÁRIO JORGE FERREIRA SILVA