Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE PERITONEAL, UM DIAGNOSTICO LAPAROSCOPICO

Introdução

No Brasil são notificados 70 mil casos e 4,5 mil mortes de tuberculose por ano. Em 2010, ocorreram 10.071 casos de tuberculose extrapulmonar, com comprometimento abdominal em 12% deles. Possui relação com fatores de risco, como hepatopatia e HIV. A tuberculose peritoneal consiste na presença da Mycobacterium tuberculosis na cavidade peritoneal, mesentério e/ou omento. Sua origem relaciona-se com a rotura linfonodal ou disseminação hematogênica. É de instalação insidiosa, com perda de peso, dor abdominal e ascite. Seu diagnóstico é desafiador devido à variedade de apresentações. A mortalidade corresponde a 50% quando não tratada, podendo ser reduzida a 7% quando tratada.

Relato de Caso

M.L.M.B., feminino, 62 anos, com história de perda ponderal de 9 kg em 4 meses, sem outras queixas, antecedente familiar de neoplasia de ovário. Paciente diabética, hipertensa e com arritmia. Exame físico sem alterações. Tomografia computadorizada (TC) de abdômen revelou implantes omentais e aumento linfonodal, sugerindo carcinomatose peritoneal; TC de tórax, apresentou pequenos nódulos subcentimétricos, calcificados, com possibilidade de granuloma; marcadores tumorais, CA15.3 e CA19.9 com discreto aumento, demais normais; Realizado exames endoscópicos por via alta e baixa, sem alterações. Após resultados inconclusivos em exames, optou-se por laparoscopia exploratória diagnóstica, sendo visualizadas lesões múltiplas, esbranquiçadas e distribuídas em omento maior, realizado biópsias das lesões, sem intercorrência. Recebeu dieta no mesmo dia da cirurgia e alta no primeiro dia pós operatório, para aguardar resultado do anatomopatológico que identificou processo inflamatório granulomatoso tuberculóide, sendo encaminhada para infectologia para tratamento.

Discussão

Em estudo de metanálise, Sanai et al (2005) revisaram relatos e séries de casos e descreveram os sinais e sintomas na tuberculose peritoneal. Ascite foi observado em 73% dos casos, seguido por dor abdominal (64,5%), perda de peso (61%) e febre (59%); além disso observaram que a incidência dessa patologia é prevalente em pacientes imunodeficientes. O caso descrito se distância do perfil clínico e epidemiológico demonstrado na literatura. A paciente sendo imunocompetente, sem história de etilismo, hepatopatia crônica ou portadora do vírus HIV, evoluiu de forma oligossintomática, sem ascite. Tal manifestação pode ter dificultado a suspeita diagnóstica, o que atrasou a realização de exames específicos para diagnóstico e consequente o tratamento . Para toda investigação patológica é fundamental exames laboratoriais, de imagem ou outros recursos, antes de se propor uma medida invasiva. A persistência na investigação e a opção pela laparoscopia possibilitaram a definição diagnóstica e o acesso ao tratamento adequado. A laparoscopia tem sido uma ferramenta decisiva neste percurso e com potencial terapêutico já em primeira avaliação.

Palavras Chave

Tuberculose peritoneal; carcinomatose peritoneal; laparoscopia.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Regional - São Paulo - Brasil

Autores

Jose Roberto Vidotto Júnior, Milton Mendes Cattini, Maria Fernanda de Almeida Marconi, Moabe Rezende de Lima, Helen Brambila Jorge Pareja