Dados do Trabalho


Título

ADENOCARCINOMA DE RETOSSIGMOIDE COM METASTASE PARA OVARIO ESQUERDO - TUMOR DE KRUKENBERG: RELATO DE CASO

Introdução

O tumor de krukenberg é um carcinoma metastático ovariano gastrointestinal. A apresentação é inespecífica com dor abdominal e alterações intestinais. Em média 30% das neoplasias ovarianas são metastáticas, sendo o estômago sua origem mais comum (76%), seguido do colorretal (11%). A incidência varia num intervalo de 0,7% a 6,7%. O diagnóstico definitivo é feito por imunohistoquímica. O tratamento baseia-se em citorredução e quimioterapia adjuvante, de acordo com o paciente e sua apresentação.

Relato de Caso

T.C.S., 24 anos, apresentou dor em fossa ilíaca esquerda e enterorragia há 2 dias, com episódios anteriores. Negou emagrecimento e história familiar. Ao toque retal, presença de massa sangrante. A colonoscopia evidenciou lesão vegetante. O histológico identificou adenocarcinoma retal. Na tomografia, demonstrou espessamento parietal estenosante de reto, nodulações no trajeto da veio mesentérica inferior e lesão expansiva anexial esquerda. A ressonância magnética evidenciou massa envolvida ao sigmoide e reto. Foi realizado retossigmoidectomia com anastomose colo-anal, ileostomia em alça de proteção e salpingooforectomia esquerda. Recebeu dieta por via oral no 4º dia de pós operatório, com progressão da mesma, até receber alta no 14º dia depois do procedimento cirúrgico. O exame histológico confirmou adenocarcinoma de intestino com acometimento do peritôneo. Em ovário esquerdo idenficou-se metástase.

Discussão

O tumor de krukenberg surge de adenocarcinoma do trato gastrointestinal. O caso demonstrou origem no retossigmoide, confirmado pela clínica e pelas imagens, com análise histopatológica e imunohistoquímica, que evidenciou padrão negativo para CK7 e positivo para CK20, também presentes em massa ovariana. Na literatura é descrito um padrão para diferentes sítios primários, em que se pode considerar uma imunologia compatível com origem colorretal quando se tem CK7 não reativo e CK20 reativo, confirmando, portanto, nesse caso, o diagnóstico. Em relação à metástase para ovário, a maior frequência na literatura é o acometimento bilateral, com pior prognóstico. Quando advindo de cólon/reto e ausência de outros sítios, é esperado uma evolução favorável. Por conseguinte, pelo descrito, identificamos características positivas e negativas concomitantemente, o que dificulta traçar um prognóstico. Para o estadiamento, tem-se T4A, N1C e M1B. Assim, o tumor é penetrante de serosa, com implantes satélites e metástase para ovário e peritônio, pertencente ao estádio IVB. Neste caso, indicou-se tratamento quimioterápico adjuvante. O tumor de Krukenberg tem o estômago como principal órgão de origem, seguido de retossigmóide, em baixa proporção. Portanto, sendo o relato descrito apenas para um único ovário e sua origem retal, com dificuldade para traçar um prognóstico, torna-se relevante, o que o demonstra um caso raro e de menor incidência na literatura.

Palavras Chave

Tumor de krukenberg; adenocarcinoma retal; retossigmoidectomia; salpingooforectomia; metástase ovariana.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Regional - São Paulo - Brasil

Autores

Jose Roberto Vidotto Junior, Milton Mendes Cattini, Andre Antônio Abissamra, Pedro Henrique Bauth Silva, Helen Brambila Jorge Pareja