Dados do Trabalho


Título

MUTIROES DE CIRURGIA COMO ESTRATEGIA PARA MINIMIZAR FILAS DE ESPERA EM SERVIÇOS PUBLICOS DE SAUDE

Objetivo

A Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LAC), vinculada ao Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG, propõe uma atividade de extensão que visa diminuir a espera por cirurgias de pequena complexidade, e assim contribuir na formação de alunos de medicina, com ênfase na técnica operatória e treinamento de habilidades cirúrgicas; prover acesso ao atendimento cirúrgico ambulatorial à população; reverter à sociedade parte do investimento público no ensino superior, por meio de serviços médicos de qualidade.

Método

O município interessado firma a parceria institucional com a FM/UFMG em que ficam acordados os deveres das partes interessadas. A cargo do Município ficam a infraestrutura e logística (transporte, alojamento e alimentação, salas cirúrgicas e de consulta, material de consumo, recursos humanos), a triagem clínica, a realização dos exames anatomopatológicos e o acompanhamento pós-operatório. A UFMG, por sua vez, se compromete a realizar o tratamento cirúrgico, executado pela LAC. Após cadastramento pela equipe de saúde local, os pacientes são agendados para avaliação da lesão e realização do tratamento cirúrgico na data do evento. A equipe da LAC é formada pelo Professor Coordenador, ligantes membros, residentes de Cirurgia Geral, docentes de cirurgia convidados. Os mutirões são realizados em datas que não causem conflito com as atividades acadêmicas regulares de docentes e discentes. Os atendimentos são organizados em turnos de quatro horas de trabalho, sendo três a quatro turnos por mutirão e são realizadas em média 35 a 40 procedimentos por turno.

Resultados

De março a agosto de 2019 foram realizadas três ações, nos municípios de Rio Piracicaba, Guaxupé e Guaranésia, Minas Gerais. Foram atendidos cerca de 290 pacientes, totalizando 350 procedimentos cirúrgicos. As afecções mais comuns foram lipomas, cistos epidérmicos, verrugas vulgares, verrugas plantares, acrocórdons, nevos melanocíticos e neoplasias de pele. Além da exérese destas lesões, foram realizados lobuloplastia de orelha, drenagem de abscessos e cantoplastia ungueal.

Conclusões

O projeto permite o tratamento de lesões cirúrgicas ambulatoriais de populações com dificuldade ao acesso, com um baixo custo financeiro para o município e configura uma oportunidade para desafogar as filas de espera por atendimento especializado na área cirúrgica. Além disso, o número de procedimentos realizados sob a orientação dos docentes contribui para a aquisição de habilidades pelos alunos, um grande diferencial na formação do futuro cirurgião. Iniciativas como essa devem ser realizadas para superar o quadro crítico das filas nos serviços de saúde, elevar o nível da formação médica e a dar aos pacientes o mínimo acesso a ações garantidas pela constituição federal.

Palavras Chave

PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS AMBULATÓRIOS; EDUCAÇÃO
MÉDICA; RELAÇÃO COMUNIDADE-INSTITUIÇÃO. CAPACITAÇÃO EM SERVIÇO.
CUIDADOS MÉDICOS.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Instituições

Universidade Federal de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Olivio Marques Brum, Lara Minchillo Lopes, Carmem Lage Vieira, Rafael Barbuto