Dados do Trabalho


Título

OBSTRUÇAO INTESTINAL POR ILEO BILIAR: RELATO DE CASO

Introdução

O íleo biliar é uma complicação rara decorrente de uma obstrução intestinal mecânica por impactação de cálculo biliar, que acomete mais frequentemente o segmento do íleo, próximo à válvula íleo cecal, local de maior estreitamento do trato intestinal.¹⸴² Representa 0,3 a 0,5% das complicações associadas com doença das vias biliares, e é responsável por 1-4% das obstruções intestinais. Em pacientes com mais de 65 anos pode chegar a 25% das causas obstrutivas. Possui maior prevalência em pacientes idosos e do sexo feminino.¹⁻³ Trata-se de uma emergência cirúrgica com poucos relatos na literatura.⁴ Neste trabalho, reportamos um caso de obstrução intestinal por complicação íleo biliar.

Relato de Caso

Mulher, 78 anos, com achado ultrassonográfico de vesícula escleroatrófica calculosa há 03 meses, procedente de internação do Pronto Atendimento do hospital. Neste período admissional apresentava queixa de dores abdominais e vômitos há 03 dias, com quadro de constipação associado há aproximadamente 10 dias, sugestivo de abdome agudo obstrutivo. Foi realizada rotina radiológica de abdome agudo, que demonstrou distensão de alças intestinais e níveis hidroaéreos em intestino delgado, porém sem alterações na radiografia de tórax. Paciente foi submetida a laparotomia exploradora e, durante o inventário da cavidade localizou-se obstrução na altura do segmento ileal por cálculos biliares. Foi realizado enterotomia para desobstrução, seguida por enterorrafia, mais colecistectomia. No pós operatório, a paciente evoluiu bem, com alta.

Discussão

O íleo biliar é uma emergência cirúrgica que exige uma alta suspeição, principalmente em pacientes idosas, com sintomas de obstrução intestinal e história prévia de colelitíase.⁵ Apesar de ser uma complicação rara, pode evoluir com alto risco de morbimortalidade, justificada na literatura pela idade avançada e comorbidades associadas neste grupo de pacientes.⁵ Outro fator de piora no desfecho é seu diagnóstico tardio, feito em grande parte no tempo intra operatório, devido a sua sintomatologia inespecífica e insidiosa.⁵⸴⁶ Ainda, apesar de sinais radiológicos sugestivos, como a tríade de Rigler, nem sempre estão presentes.⁷ No caso relatado, a paciente condiz com o perfil epidemiológico encontrado na literatura, evidenciou-se um quadro obstrutivo, mas seu diagnóstico de íleo biliar foi confirmado apenas no intra operatório, não sendo encontrado a tríade de Rigler em seu exame radiológico. Apesar disso, sua abordagem precoce favoreceu seu desfecho com melhora pós-operatória.

Palavras Chave

OBSTRUÇÃO INTESTINAL, ÍLIO BILIAR, VIAS BILIARES, CÁLCULO BILIAR.

Área

VIAS BILIARES

Instituições

Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho - Alagoas - Brasil

Autores

Diogo César Maurício de Oliveira Jatobá, Paula Ítala Melo Cavalcanti, Brenda Emily Dias Tavares , José Roberto Cavalcante de Novais , Lavínio Juliano Araújo Barbosa