Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E FATORES ASSOCIADOS A COMPLICAÇÃO NA APENDICITE AGUDA NO HOSPITAL GERAL DE ITAPEVI.

Objetivo

O objetivo deste trabalho foi analisar e descrever o perfil clínico e avaliar o manejo peri-operatório e pós-operatório de pacientes submetidos à apendicectomia. Investigar e comparar os achados do procedimento invasivo bem como suas complicações pós-operatórias em pacientes com apendicite aguda internados no Hospital Geral de Itapevi.

Método

Estudo retrospectivo realizado no Hospital Geral de Itapevi, Itapevi, São Paulo, Brasil. Foram coletado os dados de 219 prontuários de pacientes submetidos à apendicectomia no período de novembro de 2016 a dezembro de 2019. Levaram-se em consideração as seguintes variáveis: sexo, idade, fase evolutiva, tipo de incisão, técnica operatória, tempo de internação e complicações.

Resultados

Dos 219 pacientes apendicectomizados, 71% foi realizado por incisão em fossa ilíaca direita, 27% por incisão mediana e 2% por videolaparoscopia. As complicações ocorreram em 3,2%, sendo 1,77 vezes mais frequentes em incisão mediana que laparotômica.

Conclusões

Níveis consideráveis de complicação ocorrem nas apendicectomias e diversos fatores podem influenciar. Incisão mediana contribuiu para aumento deste número e cirurgias laparoscópicas tendem a ter menores taxas de complicação.

Palavras Chave

APENDICITE AGUDA; PERFIL EPIDEMIOLÓGICO.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HOSPITAL GERAL DE ITAPEVI - São Paulo - Brasil

Autores

MARIA FERNANDA BRUM RIBEIRO, MARÍLIA LOUREIRO GOIS CAVALCANTE, BRAULIO VICTOR BRANDÃO LADEIA, RENATO CATARINO PESSOA VIEIRA LIMA, MAITE CHRYSOSTOMO, CAIO LORENÇÃO ZAVARIS, FERNANDO TORRES VASQUES, MOHAMED IBRAHIM ALI TAHA