Dados do Trabalho


Título

DUPLICAÇAO GASTRICA EM ABDOME AGUDO: RELATO DE CASO

Introdução

As duplicações do tubo digestivo são malformações congênitas raras, mais comuns no sexo masculino, com incidência aproximada de 1:5000 nascidos vivos. 80% se apresentam como lesões únicas, podendo ser císticas ou tubulares. O presente estudo expõe o relato de um paciente de 18 anos encaminhado para o serviço de Cirurgia Geral do Hospital Geral de Itapevi (HGI) com quadro de abdome agudo.

Relato de Caso

Paciente de dezoito anos, masculino, encaminhado para o HGI em São Paulo, com queixa de dor abdominal em cólica, periumbilical com irradiação para flanco e fossa ilíaca esquerdos há 6 dias, associado a hiporexia e constipação intestinal. Na radiografia de abdome havia distensão de alças colônicas no mesogástrio, níveis hidroaéreos em fossa ilíaca esquerda, sem sinais de pneumoperitônio. Ao exame físico abdominal apresentava abdome distendido, depressível, porém com plastrão palpável em fossa ilíaca e flanco esquerdos; leucograma infeccioso com desvio à esquerda e PCR de 400. Tomografia computadorizada de abdome com contraste evidenciando coleções líquidas, de paredes espessadas, em sua maioria não comunicantes, com densificação de planos adiposos adjacentes localizadas no flanco esquerdo e na fossa ilíaca esquerda; pequena quantidade de líquido na pelve, infra-hepático e na goteira parietocólica esquerda, com leve espessamento peritoneal. Indicado tratamento cirúrgico.

Discussão

A revisão de literatura juntamente com o relato de caso proposto nesse estudo possibilitou a análise de uma má formação congênita rara evidenciando o processo de diagnóstico, sua abordagem inicial e o procedimento cirúrgico.

Palavras Chave

DUPLICAÇÃO DO TUBO DIGESTIVO; DUPLICAÇÃO GÁSTRICA; ABDOME AGUDO; MÁ FORMAÇÃO CONGÊNITA.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

HOSPITAL GERAL DE ITAPEVI - São Paulo - Brasil

Autores

CAIO LORENÇÃO ZAVARIS, MARÍLIA LOUREIRO GOIS CAVALCANTE, BRAULIO VICTOR BRANDÃO LADEIA, MARIA FERNANDA BRUM RIBEIRO, RENATO CATARINO PESSOA VIEIRA LIMA, MAITÊ CHRYSOSTOMO, ERICO AUGUSTO CONSOLI, FERNANDO TORRES VASQUES