Dados do Trabalho
Título
TUBERCULOSE PERITOENAL
Introdução
A tuberculose, doença causada pelo complexo Mycobacterium (tuberculosis, bovis, caprae) permanece sendo um problema de saúde pública, principalmente em áreas endêmicas. O acometimento peritoneal corresponde a 1-2% das apresentações de tuberculose, porém corresponde a quase 58% das manifestações abdominais.
Relato de Caso
Paciente do sexo feminino, 34 anos, branca, proveniente e residente de Itapevi que deu entrada no Hospital Geral de Itapevi (HGI) com queixa de abdome agudo com dor abdominal difusa e febre há 4 dias, associada a inapetência e vômitos pós-prandiais, sem alteração de hábito intestinal ou perda ponderal. Ao exame, presentava abdome globoso sugestivo de ascite, flácido, doloroso a palpação difusamente, mas principalmente em região epigástrica. Apresentava como história patológica pregressa o início do tratamento de Artrite Reumatoide, 15 dias antes do início dos sintomas abdominais, em uso de hidroxicloroquina, metotrexato e imunobiológico. A tomografia computadorizada de abdome identificou espessamento parietal gástrico, ascite volumosa, espessamento nodular peritoneal sugestivo de carcinomatose e aumento volumétrico dos ovários. Como seguimento diagnóstico foram solicitados endoscopia digestiva alta, ultrassom transvaginal, paracentese com análise do líquido ascítico e marcadores tumorais; todos sem alteração. Optou-se por realizar laparoscopia diagnóstica que identificou grande quantidade de líquido ascítico e encontrado também achados similares a carcinomatose peritoneal difusa, com implantes intestinais, principalmente em cólon ascendente e alças de intestino delgado, sem identificação de tumor primário. Foi realizada biópsia de lesões peritoneais, sem intercorrências. Paciente recebeu alta hospitalar no terceiro dia de pós-operatório com retorno ao ambulatório de Cirurgia Geral para resultado de anatomopatológico. A biópsia evidenciou processo inflamatório granulomatoso necrosante com caracteres de tuberculose peritoneal e ausência de neoplasia. Imuno-histoquimica: consistente com processo inflamatório granulomatoso em superfície peritoneal com caracteres de tuberculose. Paciente foi encaminhada para centro de referência em infectologia de São Paulo para acompanhamento e tratamento da tuberculose peritoneal.
Discussão
A tuberculose peritoneal é uma forma rara de acometimento extrapulmonar, cursando com alta mobimortalidade. A sua disseminação pode ser via hematogênica, linfática ou por contiguidade de um órgão adjacente acometido. É manifestada geralmente entre a terceira e quarta década de vida, apresentando como fator de risco principal a deficiência imunológica. Sua apresentação clínica é inespecífica, tanto no exame físico quanto nos resultados laboratoriais, configurando um desafio pela gama de diagnósticos diferenciais. O tratamento precoce dessa condição é de suma importância e é feito com os mesmos medicamentos utilizados para a tuberculose pulmonar, apenas aumentando o tempo da terapia medicamentosa.
Palavras Chave
Tuberculose peritoneal; Mycobacterium tuberculosis; abdome agudo
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
Hospital Geral de Itapevi - São Paulo - Brasil
Autores
Maitê Chrysostomo, Marilia Loureiro Gois Cavalcante, Braulio Victor Brandao Ladeia, Maria Fernanda Brum Ribeiro, Caio Lorenção Zavaris, Renato Catarino Pessoa Vieira Lima, Amanda Castelo Branco Contente, Fernando Torres Vasques