Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE GRANDE QUEIMADO COM ENXERTO DE PELE PARCIAL EM REGIAO CERVICAL E TORACICA SUPERIOR: RELATO DE CASO

Introdução

Considerada a quarta maior causa de trauma a nível mundial, as queimaduras são causadas por etiologias de origem térmica, elétrica, química ou radioativa, e geralmente, ocorrem em ambientes domésticos envolvendo chama direta e escaldadura. São classificadas em 1º, 2º e 3º graus de acordo com a profundidade das lesões, as quais destroem os anexos cutâneos, podendo acometer diversas estruturas. Como consequência, danos de alta gravidade aumentam a chance de sequelas e contraturas cicatriciais acompanhadas ou não de prejuízo estético e funcional, sendo imprescindível terapêutica adequada para evitar comprometimento na qualidade de vida do paciente. Portanto, o maior foco do tratamento nesses casos é diminuir tais agravos.

Relato de Caso

J.G.M, 16 anos, masculino, vítima de queimadura por chama direta, acometendo toda a extensão do tórax anterior e membros superiores em 2º grau e região cervical e cervicotorácica em 3º grau, totalizando 30% de superfície corporal queimada. Atendido pelo SAMU em Catanduva-SP e referenciado ao hospital, onde chegou estável hemodinamicamente, com rouquidão e queimadura de vibrissas nasais, sem dispneia e edemas em orofaringe. Exame físico e sinais vitais normais. Realizou-se o atendimento inicial, mantendo-o em UTI para possível intubação orotraqueal, não indicada previamente. Feito também hidratação de acordo com regra de Parkland, curativo inicial com Dermacerium e sondagem vesical de demora. Após 1 dia, sedação para troca de curativo com uso de Mepilex Ag e desbridamento. Após 5 dias, recebeu alta da UTI e, no 7° dia, já na enfermaria, fez nova troca com MepilexAg. No 14° dia, foi realizado enxerto de pele parcial, sendo a área doadora, a coxa direita, e as áreas receptoras, região cervical, tronco e orelhas. Com uma semana de pós-operatório, foram retirados os pontos e o paciente recebeu alta hospitalar com uso de colar cervical e orientações sobre fisioterapia motora. Após 1 ano, pequena cicatriz hipertrófica em região esternal, mas sem retrações cicatriciais e limitações funcionais.

Discussão

Queimaduras são de grande impacto para a vítima, podendo comprometer pele, subcutâneo, musculatura e articulações. Estas geram preocupações em vista da possível limitação e perda de mobilidade, decorrentes de retrações cicatriciais. Além disso, as queimaduras afetam os indivíduos de forma psicoemocional, pois podem gerar sequelas que modificam sua imagem corporal, comprometendo estado geral de saúde, relações interpessoais e qualidade de vida. Desse modo, a escolha do tratamento adequado reduz impactos e possíveis sequelas. Sendo assim, a técnica mais utilizada em queimaduras graves é a enxertia de pele, total ou parcial, esta causando menor dano à área doadora e maior taxa de integração do enxerto. O caso relatado evidencia queimaduras de 2º e 3º graus em áreas com grande risco de contraturas que cursaram com rápida recuperação, ausência de retrações de pele e de limitações motoras, com bom resultado estético e funcional.

Palavras Chave

Queimadura; enxertia; retrações; limitações motoras; qualidade de vida.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

Faculdade Faceres - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Alini Oliveira Barros, Gleyson Duarte Nogueira Filho, Isabella Oliveira Brito Noleto, Mylena Narumi Takahashi , Natália Santana Aguiar, Roane Gabelini Caixeta Vieira, Pedro Henrique Soubhia Sanches, José Antônio Sanches