Dados do Trabalho


Título

ABDOME AGUDO VASCULAR COM PERFURAÇAO INTESTINAL COMO COMPLICAÇAO EXTRAPULMONAR DE COVID-19

Introdução

COVID-19 é uma doença infecciosa viral que surgiu recentemente na China e se espalhou rapidamente pelo mundo, declarada como pandemia em 11 de março de 2020, causada pelo coronavírus 2019 (SARS-CoV-2). No Brasil ocupa a segunda posição com mais de 2 milhões de casos e mais de 70 mil óbitos pela doença.
A principal manifestação clínica é pulmonar, entretanto outras em concomitância já foram demonstradas, dentre elas as gastrointestinais.
A interação entre o vírus e a enzima conversora de angiotensina-2 (ECA2), muito expressa em células endoteliais, funcionando como receptora funcional para SARS-CoV-2, ocorre de forma proeminente no intestino delgado. Os estudos fisiopatológicos para a COVID-19 sugerem a existência de lesão endotelial significativa e difusa, desencadeando os perfis pró-coagulatórios com evoluções clínicas graves, estabelecendo a relação com complicações trombóticas.
O caso relatado é de uma paciente com diagnóstico de SARS-CoV-2, que evoluiu com perfuração de intestino delgado por evento tromboembólico necessitando de abordagem cirúrgica de urgência.

Relato de Caso

Paciente, 81 anos, sexo feminino, deu entrada no pronto-atendimento com tosse, inapetência e vertigem, iniciados há 1 semana, evoluindo há 1 dia com diarreia pastosa sem muco ou sangue, e náuseas com vômitos. Realizou tomografia de tórax com score RAD-COVID igual à 1.
No 7º dia do tratamento evoluiu com piora clínica da dor abdominal. Exame físico com descompressão brusca dolorosa. Exame tomográfico com moderado pneumoperitônio.
Os exames laboratoriais leucograma 22730; plaquetas 219mil; INR 1,27; TTPa 27s; ureia 84; creatinina 1,93; proteína C reativa 340,4; fosfatase alcalina 214; gama GT 289; d-dímero 5,81; DHL 259. Análise de secreção nasofaringe RT-PCR para COVID-19 detectado.
Indicada cirurgia de urgência, sendo então submetida à laparotomia exploradora, ao inventário da cavidade identificou-se moderada quantidade de líquido livre serohemático, grande distensão do delgado com necrose distando 1,5m do ângulo de Treitz e 15cm da válvula ileocecal, com perfuração em borda mesentérica desta alça e pneumoretroperitônio por dissecção a partir da perfuração, com bloqueio local.
Realizada enterectomia segmentar com ileostomia, sem intercorrências intraoperatórias.
O estudo anatomopatológico evidenciou: segmento de 78,3 cm com enterite aguda transmural, com extensa ulceração da mucosa e vasos sanguíneos com trombos fibrinoides. Subserosite aguda fibrino-leucocitária.

Discussão

Esse caso destaca o acometimento gastrointestinal com desfecho clínico grave e necessidade de intervenção cirúrgica de urgência, mesmo na ausência de sintomatologia respiratória moderada ou grave. Ressalta-se, então, a importância da valorização dos quadros gastrointestinais, para diagnóstico precoce das complicações.

Palavras Chave

SARS Covid 19, síndrome respiratória aguda, trombose intestinal, disfunções hematológicas, dor abdominal, abdome agudo vascular, perfuração intestinal, coronavírus

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Instituto Prevent Senior - São Paulo - Brasil

Autores

MEYRIANNE ALMEIDA BARBOSA, JAVÉ OLIVEIRA VALDEVIÑO, CAROLINE SIMÕES GONÇALVES, SOFIA SANTORO DI SESSA MACHADO, JOSÉ VINICIUS LIRA, FELIPE SILVA GREGORUT, MARCELO MAIORANO, MARCO VINICIO FANUCCHI GIL