Dados do Trabalho


Título

MELANOMA GASTRICO PRIMARIO – RELATO DE CASO

Introdução

O melanoma é uma neoplasia originada de melanócitos, localizados nas camadas basais da epiderme. Aproximadamente 92% dos melanomas são cutâneos e apenas 1,2% localizam-se em mucosas. O melanoma gástrico é comumente encontrado na forma de metástase na presença de focos cutâneos primários. O objetivo deste trabalho é apresentar um caso de melanoma gástrico primário devido a sua raridade e difícil diagnóstico.

Relato de Caso

Paciente F.V. masculino, 43 anos, deu entrada no pronto socorro do hospital nardini referindo fraqueza, perda de peso (15kg), melena com início há 02 meses. Ao exame físico, paciente hipocorado (++/4+), afebril, na ectoscopia não apresentava lesões de pele. Abdome flácido, dor a palpação profunda em epigástrio, ausência de massas ou visceromegalias e toque retal com presença de melena em dedo de luva. Exames de entrada, Hb 8,1 g/dl; Ht 26,7%; leuco 6220 mm³; Plaq 332000 mm³. A Tomografia de abdome mostrava fígado em situação normal, notando-se nódulo sólido com contornos regulares exofítico ao segmento hepático VII. Na EDA visualizada lesão polipóide, realizado biópsia que mostrou lesão de crescimento infiltrativo com proliferação de células globosas dispostas em blocos com cordões de núcleos hipercromáticos, alguns com pseudoinclusões de citoplasmas eosinófilos ou com pigmento marrom, sendo a conclusão de neoplasia maligna de histogênese indeterminada em mucosa gástrica. Paciente submetido a laparotomia exploradora com achado de microlesões em alça de delgado em toda sua extensão de coloração escura, lesões nodulares a 80cm do ângulo de Treitz, lesão nodular irregular aderida ao peritônio em goteira parietocólica, lesão nodular em pequena curvatura gástrica proximal. Realizado ressecção do tumor gástrico marginal, enterectomia término-terminal. O anatomopatológico das lesões ressecadas mostrou neoplasia maligna epitelióide no estômago com infiltração vascular, neoplasia maligna epitelióide no intestino delgado com margem cirúrgica livre. Paciente apresentou boa evolução no pós-operatório, porém devido a doença avançada foi a óbito 04 meses após a cirurgia.

Discussão

Melanoma é encontrado em tecidos que possuem grandes quantidades de melanócitos como pele, olhos, região anal. Quando encontrado no TGI, é associado a metástase nos casos de pacientes que apresentem lesões cutâneas. O quadro clínico do melanoma gástrico primário é similar a de outros tumores gástricos como: perda de peso, sangramento gastrointestinal e anemia. Os exames mais utilizados para diagnóstico são tomografia computadorizada, endoscopia digestiva alta e biopsias das lesões. O tratamento pode ser realizado com cirurgia, retirada da lesão com margens livres, ou quimioterapia sendo utilizado interferon, interleucina-12. Melanoma gástrico primário é uma lesão maligna incomum, e devido a raridade da patologia que pode ser subdiagnosticada ou ate mesmo confundida com outros tipos de lesões, o diagnóstico é tardio. A detecção precoce e a intervenção cirúrgica são cruciais para o tratamento.

Palavras Chave

melanoma gastrico primario, metastase

Área

ESTÔMAGO E INTESTINO DELGADO

Instituições

Hospital de clinicas Dr. Radamés Nardini - São Paulo - Brasil

Autores

Vitor Bergamaschi Fonseca, Fernanda Boarin Pace, Romulo Amorim de Oliveira, Fernanda Aires Lucena, Stefany Zapata Gutierrez, Cibelle Marion Bertolli