Dados do Trabalho


Título

ENFISEMA LOBAR CONGENITO- RELATO DE CASO

Introdução

O enfisema lobar congênito é uma afecção pulmonar rara 1: 20.000-30.000 nascidos vivos, sendo mais comum no sexo masculino 3:1. Ocorre uma hiperinsuflação pulmonar, oacasionando insuficiência respiratória. Este trabalho foi elaborado através de pesquisas minuciosas em artigos científicos adquiridos em bases de dados como PUBMED, SCIENCE DIRECT, SCIELO e LILACS. Foram selecionados 17 artigos de 1994 a 2019.

Relato de Caso

S.V.M, 34 dias, sexo feminino apresentou taquipnéia e retração subdiafrasgmática, com RX demonstrando compressão de mediastino. Realizada TC de tórax sem contraste e realizado o diagnóstico de enfisema lobar congênito. O tratamento de escolha foi a lobectomia, sendo resseccionado o lobo pulmonar médio.

Discussão

O enfisema lobar congênito é uma doença rara ou subdiagnosticada. Afeta mais lobo superior esquerdo, seguido do lobo médio, superior direito e inferior. Deve-se realizar o diagnostico diferencial com pneumonia, pneumatocele, e atelectasias. O diagnóstico pode ser realizado intraútero por meio de USG fetal ou RNM, embora seja mais frequente no período neonatal por meio de RX e TC de tórax. A etiologia é em sua maior parte (50% dos casos) desconhecida. O tratamento de escolha é a toracotomia aberta, embora possa ser conservador para assintomáticos.

Palavras Chave

Enfisema Lobar Congênito. Lobectomia.

Área

TÓRAX

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

HELIO KIYOSHI HASIMOTO, JOSE LUCAS RODRIGUES SALGUEIRO, EDSON VINICIUS MILANELLO, CAROLINA UTSUNOMIYA MUNIZ, MARIA EDUARDA CRUSCO PACHECO