Dados do Trabalho


Título

HERNIA INGUINAL ENCARCERADA COM CISTO OVARIANO ROTO –RELATO DE CASO

Introdução

A incidência das hérnias inguinais em mulheres é de 3-6%, sendo que 2,9% possuem órgãos reprodutores femininos como conteúdo, mais comuns em crianças e lactentes. Esta é rara em mulheres adultas, com poucos relatos na literatura. É mais comum à direita, pois a anatomia do cólon sigmóide dificulta a herniação à esquerda. O caso relatado trata de uma mulher adulta, com hérnia inguinal esquerda tendo como conteúdo um cisto de ovário hemorrágico roto, o que torna clara sua raridade.

Relato de Caso

F.D.R, feminino, 39 anos, admitida no serviço referindo dor de forte intensidade em região inguinal esquerda há 3 dias, associada a náuseas. Sem sintomas obstrutivos ou outras queixas; com antecedentes de pieloplastia há 17 anos por estenose de JUV e agenesia de ovário à esquerda. Ao exame apresenta abaulamento inguinal esquerdo irredutível, com equimose e sinais flogísticos. Paciente foi submetida à inguinotomia esquerda com identificação de ovário com cisto de corpo lúteo roto no interior do saco herniário. Optou-se pela ooforectomia esquerda e reparo herniário pela técnica de Lichteinstein. Recebeu alta hospitalar no 1o pós-operatório. O anatomopatológico confirmou presença de cisto de corpo lúteo hemorrágico e tuba uterina com parede edemaciada e congesta.

Discussão

Considerando as estatísticas acima citadas, temos uma patologia rara nesta população e com diagnóstico simples porém desafiador. No exame físico a presença de abaulamento, doloroso, na região inguinal levanta hipótese de hérnia, se irredutível e com sinais flogístico, como neste caso, deve-se pensar em encarceramento e estrangulamento, complicações comuns descritas na literatura. Além de outros achados, a ultrassonografia abdominal pode mostrar a ausência do ovário na pelve, dado compatível com a história referida de agenesia ovariano. O conteúdo herniário muitas vezes só é descoberto no intraoperatório e em 2-33% dos casos se associa a complicações como torção e infarto ovariano mesmo sem sinais de estrangulamento.Por sua vez este pode ser mimetizado por um cisto ovariano hemorrágico roto, como no presente caso. Dentre as hipóteses para o mecanismo de herniação a fraqueza dos ligamentos suspensórios uterinos e ovarianos e o relaxamento dos ligamentos pélvicos parecem ter maior relação com mulheres adultas e as anomalias congênitas (patência total do canal de Nuck) em crianças. O tratamento é cirúrgico preferencialmente com uso de técnicas livres de tensão. Na ausência de anormalidades tubo-ovarianas, deve-se optar por sua preservação. No caso, foi necessária a ooforectomia frente ao quadro de isquemia com necrose de ovário esquerdo.

Palavras Chave

Hernia inguinal; hernia ovariana; cisto roto; hernia feminina.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

Hospital Regional - São Paulo - Brasil

Autores

Beny Goulart Dias de Castro, Bruna Ribeiro Lazari, Helen Brambila Jorge