Dados do Trabalho


Título

IMPRESSAO 3D NO TRATAMENTO CIRURGICO DE FRATURAS MULTIPLAS DE COSTELAS: RELATO DE 5 CASOS

Objetivo

.Relatamos 5 casos clínicos de pacientes com múltiplas fraturas de costelas submetidos a redução aberta e fixação interna usando a tecnologia de impressão 3D.

Método

O estudo feito entre 2015 e 2018 na nossa instituição, conta com 5 pacientes que sofreram trauma contuso, resultando em fratura de costela e a equipe cirurgica realizou o planejameno pre operatório com modelos impressos em 3D. Para dar início ao planejamento cirúrgico é realizado uma tomografia de tórax. Para realizá-la recorremos ao equipamento Siemens de 120 kVp com 1 mm de espessura da fatia para que assim seja possível analisar posteriormente a segmentação das imagens. Utilizamos o Materialize Mimics Software (Materialize Software, Leuven, Bélgica) para segmentar a tomografia computadorizada e separar os diferentes tipos de tecido e identificar as regiões de interesse. Este software lê as imagens CT DICOM e as converte em um arquivo tridimensional de estereolitografia (STL). O arquivo STL é enviado para uma impressora 3D (Connex3 260) e impresso com uma resina de jato opaco VeroWhite (Sculpteo, Villejuif, França) e material de suporte solúvel SUP706 (Stratasys, Eden Prairie, MN, EUA). O modelo final é então limpo através da máquina a jato de água. Dessa forma, os cirurgiões são capazes de moldar a placa de titânio de acordo com as fraturas, bem como selecionar os tamanhos de parafusos que serão necessários durante o procedimento.

Resultados

Foram impressos 5 modelos 3 D para o planejamento da cirurgia dos pacientes do estudo. O tempo de impressão foi em média de 16h variando de 12 a 18h.. A duração em minutos da cirurgia foi de 112 minutos (mediana), enquanto a mediana tamanho da incisão foi 17 centimetros. A média de internação foi de 3 dias de hospitalização pós cirurgia. Não houve nenhum caso com morbidade relacionada ao procedimento.

Conclusões

O uso de uma impressora 3D para a fabricação de próteses de arco de costais é vantajoso uma vez que conseguimos, ainda no período pré-operatório, moldar a placa de acordo com o ângulo de dobramento e o ângulo de torção longitudinal de cada costela, é possível que tenhamos um resultado mais benéfico a partir do momento em que esta placa encaixa perfeitamente nas extremidades da fratura, . Utilizando a tecnologia 3D é possível obter uma rápida reconstrução da costela, feita de maneira mais precisa, individual e com menor tempo operatório.
Concluindo, para os 5 casos de fraturas múltiplas de costelas relatados neste estudo, a aplicação pré-operatória da tecnologia de impressão 3D pode reduzir completamente o tempo de modelagem do fixador interno intraoperatório e a dificuldade de operação. Portanto, para alguns tipos específicos de fraturas de costelas, a aplicação pré-operatória da tecnologia de impressão 3D tem um significado potencial na obtenção de tratamento preciso e individualizado.

Palavras Chave

Impressão 3D
Fraturas de costelas

Área

TÓRAX

Instituições

Universidade Nove de Julho - São Paulo - Brasil

Autores

Diogo F V Garcia, Nicolly de Moraes Caproni, Julia Pontes Gebenlian