Dados do Trabalho


Título

TIMOMA INTRAPERICADICO: RELATO DE CASO

Introdução

Miastenia Gravis (MG) é uma doença autoimune cuja fisiopatologia resulta em diminuição do número de receptores de acetilcolina na placa motora. Pela perspectiva epidemiologia a incidência varia de 0,3 a 2,8 a cada 100.000 inidividuos1, e estima-se que afete mais de 700.000 pessoas no mundo, há o predomínio no gênero feminino e ainda de forma mais significativa na etnia negra e a idade média de início dos sintomas ocorre após os 30 anos.
Um aspecto notável da patologia é a prevalência tumores no timo (timomas).O diagnóstico da neoplasia pode se respaldar por meio de exames de imagem ou ainda por biopsia, sendo que esse procedimento possibilita caracterizar a alteração histológica pelo Sistema de Estadiamento de Masaoka, que o classifica nos estágios I (timoma não é invasivo), II ( em que IIA o tumor restringe-se a capsula e IIB o tumor estende-se a tecidos periféricos) ,III( o tumor atinge não somente o mediastino como também órgãos da parte inferior do pescoço ou superior do tórax) e estagio IV ( IVA o tumor abrange toda pleura e |ou pericárdio e IVB quando há metástase a órgãos distantes) .
No que tange a localização 90% desses tumores alojam-se na região anterior do mediastino , mas também podem se alojar em locais como mediastino médio e posterior, tecido pulmonar e raramente no pericárdico (0,0017-0,28% ).

Relato de caso

Paciente do sexo feminino, 56 anos, com história de miastenia gravis em tratamento clínico com drogas imunossupressoras, sem controle adequado da doença. Durante a investigação diagnóstica, foi identificada a presença de timo aumentado no mediastino anterior. Devido ao controle clínico inadequado e achados tomográficos, foi indicada timectomia. O procedimento foi realizado através do acesso por esternotomia, com remoção de todo o tecido tímico e gordura pericárdica adjacente. A patologia revelou a presença de tecido adiposo com predominantemente poucos fragmentos de estruturas tímicas. O paciente evoluiu sem complicações após a operação, apresentando melhora parcial dos sintomas neurológicos com a redução dos medicamentos imunossupressores. Aproximadamente 2 anos após a cirurgia, o paciente apresentou piora dos sintomas de fraqueza muscular devido à recorrência de miastenia gravis. Novamente, o paciente foi submetido a tomografia de tórax mostrando persistência de massas mediastinais sobre a aorta ascendente. O paciente foi submetido a uma nova abordagem cirúrgica com acesso transesternal, na qual foi identificada uma massa na região pericárdica próxima à raiz da aorta, e esse tumor foi ressecado. A avaliação histopatológica revelou presença de timoma tipo B2, com invasão pericárdica e pleural. A evolução no pós-operatório foi sem intercorrências e a paciente evoluiu com controle sintomático da miastenia gravis.

Discussão

A localização de timomas tem como predomínio a região anterior do mediastino, já a região intrapericardica é uma ocorrência extremamente rara sendo encontrada em apenas 1 caso para cada 10.000 e seu manejo é a timectomia.

Palavras Chave

Timoma , intrapericádico, miastenia gravis, cirurgia, tórax

Área

TÓRAX

Instituições

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São - São Paulo - Brasil

Autores

Igor Eduardo Caetano Farias, Roberto Junior Saad, Vicente Dorgan Neto, Márcio Botter, Rodrigo Sakae, Danielle Rando Dias