Dados do Trabalho


Título

PANCREATECTOMIA CORPO-CAUDAL COM ESPLENECTOMIA POR CISTOADENOMA MUCINOSO DE PANCREAS: RELATO DE CASO

Introdução

Lesões císticas do pâncreas são um grupo de patologias com espectro de lesões benignas a malignas, incluem cistoadenoma seroso, cistoadenoma/cistoadenocarcinoma mucinoso e neoplasia mucinosa papilar intraductal, mais diagnosticadas com o uso crescente de exames de imagem. A neoplasia cística mucinosa (MCN) do pâncreas compreende raros cistos com potencial de malignidade que tipicamente ocorrem no corpo ou cauda do pâncreas de mulheres na perimenopausa, cujo tratamento cirúrgico é tradicionalmente considerado para todos os pacientes.

Relato de Caso

Mulher, 50 anos, hipertensa, ex-tabagista, IMC 26,1, admitida no ambulatório de Cirurgia por queixas dispépticas havia 06 meses, sem perda ponderal ou sintomas obstrutivos, inicialmente investigada com endoscopia digestiva alta e ultrassonografia de abdome, esta com formação cística em cauda pancreática de contornos regulares e conteúdo anecoide heterogêneo, com septações, sem captação central de fluxo vascular. Realizada ressonância nuclear magnética (RNM) de abdome com contraste, com “formação expansiva com sinal cístico, apresentando septações grosseiras internas localizada no corpo e cauda do pâncreas, restringindo a difusão, medindo aproximadamente 8,1x6,8x7,2cm e apresentando impregnação dos septos pelo agente paramagnético, sugerindo processo neoplásico cístico mucinoso”. Realizada Pancreatectomia corpo-caudal com esplenectomia por acesso subcostal esquerdo, e achado intraoperatório de volumoso cisto em topografia de corpo e cauda do pâncreas. Utilizado grampeador linear 80mm carga azul e tratado coto pancreático com sutura contínua de polipropileno 3-0. Realizada esplenectomia e retirada da peça em bloco, instalado dreno de Blake na loja esplênica. Paciente apresentou boa evolução clínica e laboratorial, recebeu alta no 4º dia pós-operatório (DPO) com dreno, retornando no 7º DPO em bom estado geral para sua retirada, sem sinais de fístula pancreática. Anatomopatológico confirmou neoplasia cística mucinosa pancreática com displasia de baixo grau ("cistoadenoma mucinoso"), com margens cirúrgicas livres de comprometimento neoplásico. Baço e 02 linfonodos peripancreáticos sem sinais de malignidade. Paciente segue em acompanhamento ambulatorial, no 4º mês pós-operatório, sem novas queixas.

Discussão

Os tumores císticos do pâncreas são em sua maioria achados de exames de imagem realizados por outros motivos, e a RNM apresenta maior resolução para tecidos moles, permitindo avaliação de comunicação com ducto, debris, hemorragia, septos, nódulos murais pequenos, calcificações e componentes parciais sólidos, ajudando na distinção entre as lesões serosas e mucinosas. O guideline de Fukuoka recomenda a ressecção pancreática com linfadenectomia como abordagem curativa para MCN invasivos e não invasivos, enquanto reserva-se ressecções limitadas sem linfadenectomia ou esplenectomia para casos sem suspeita de malignidade. A Associação Americana de Gastroenterologia recomenda RNM anual após ressecção de MCN com displasia ou malignidade.

Palavras Chave

Neoplasias Pancreáticas, Cistadenoma Mucinoso

Área

PÂNCREAS

Instituições

Universidade Federal da Paraíba - Paraíba - Brasil

Autores

Diego Arley Gomes da Silva, Miguel Nunes Rodrigues Terceiro Neto, Olga Lanusa Leite Veloso, Hellosman De Brito Dias Junior, Rodrigo Soares da Costa, Matheus Souto Perazzo Valadares, Marcelo Gonçalves Sousa