Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇAO COLO-COLICA SECUNDARIA A ADENOCARCINOMA DE COLON

Introdução

A invaginação da porção proximal do intestino em seu seguimento distal foi descrita pela primeira vez por Paul Barbette de Amsterdã em 1674. A intussuscepção no adulto representa de 1-5% das obstruções intestinais e cerca de 5% do total das intussuscepções na população em geral. A maioria dos casos de intussuscepção no adulto estão associadas a lesão estrutural pré existente. As lesões malignas geram 30% dos casos de intussuscepção de delgado e 66% das intussuscepções de cólon. As intussuscepções podem ser classificada de acordo com sua localização em quatro categorias: (1) entero-entérica, (2) colo-cólica, (3) ileo-cólica e (4) ileocecal.

Relato de Caso

Paciente feminina, 78 anos, com diagnóstico prévio de hepatite B, procura o PS com queixa de dor abdominal há 30 dias com presença de sangue nas fezes há 15 dias. Ao exame físico de entrada apresentava-se com massas palpável em fossa ilíaca esquerda e hipogastro, bem delimitada, sem descompressão brusca dolorosa. Tomografia computadorizada de abdome e pelve com contraste iodado indicou intussuscepção intestinal no cólon descendente, promovendo distensão líquido-gasosa de alças cólicas à montante. Colonoscopia demonstoru lesão abaulada, irregular, com áreas de aspecto necrótico e friável em cólon sigmóide proximal, que impediu progressão do aparelho. Paciente foi submetida a laparotomia exploradora com achado de intussuscepção do cólon esquerdo ao interior do cólon transverso, e com tumor causando a intussuscepção. Realizada colectomia esquerda com ostomia terminal, paciente encaminhada à UTI por instabilidade hemodinâmica. Paciente morreu no 3º pós-operatório devido choque circulatório. Anatomopatológico da peça cirúrgica demonstrou adenocarcinoma moderadamente diferenciado do cólon.

Discussão

Embora o mecanismo exato que leva à intussuscepção ainda seja desconhecido, acredita-se que qualquer lesão na parede intestinal ou agente irritante dentro do lúmen que possa levar à alteração da atividade intestinal peristáltica seja capaz de iniciar o processo de invaginação. Os principais locais das intussuscepção colônicas são as regiões flexíveis como sigmoide, transverso e ceco. Em sua maioria, a intussuscepção no adulto está ligada a uma lesão primária que leva à telescopagem intestinal, tendo sua etiologia definida em 70 a 90% dos casos. O melhor tratamento para a intussuscepção no adulto ainda é controverso, entretanto a literatura indica a ressecção em bloco sem tentativa de redução prévia pela colonoscopia nos casos de intussuscepção colônica, devido a alta probabilidade de malignidade. A redução pré operatória com bário ou ar, ou a redução manual intra operatória em geral não é recomendada devido aos riscos de perfuração, disseminação intraluminal de microorganismos ou células neoplásicas, embolização venosa de células neoplásicas, além do aumento das complicações cirúrgicas do intestino friável e edematoso devido a manipulação, aumentando o risco de perfuração intestinal e complicações na anastomose.

Palavras Chave

Intussuscepção intestinal; abdome agudo obstrutivo

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Universidade de Santo Amaro - São Paulo - Brasil

Autores

Bernardo Mazzini Ketzer, Brunella Silva Cerqueira, Rafael Lourencini, Gabriela Miranda Mariotti de Moura, Camila Granusso Adri, João Oliveira Mota, Antonio Celso Moraes Filho, Eric Shigueo Boninsenha Kunizaki