Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE HERNIA DE AMYAND

Introdução

A hérnia de Amyand é definida como a presença do apêndice cecal dentro do saco de uma hérnia inguinal. O apêndice pode ser normal, inflamado, perfurado ou gangrenado, mas a primeira situação é a mais frequente. A manifestação clínica é diversa, porém em sua maioria apresenta-se como um caso de hérnia inguinal encarcerada, sendo o diagnóstico final predominantemente intra-operatório. Relataremos o caso de uma paciente de 70 anos, com diagnóstico prévio de hérnia inguinal direita crônica, que procurou o atendimento por quadro de dor e abaulamento em região inguinal direita há 7 horas da internação, de início súbito sem outros sintomas associados.

Relato de caso

Paciente de 70 anos, previamente hipertensa, diabética e com diagnóstico ultrassonográfico de hérnia inguinal direita há 1 ano em aguardo de correção cirúrgica eletiva. Negava antecedentes de encarceramento prévio e recorreu ao serviço do Hospital de Base de São José do Rio Preto com queixas de piora importante de abaulamento inguinal direito associado a dor local intensa. Referiu que após analgesia apresentou melhora parcial da dor e redução de conteúdo herniário. Em exame físico de região inguinal notava-se cordão não redutível sem sinais flogísticos locais e abdome flácido. Foi solicitada ultrassonografia de região inguinal em que foi constatada hérnia encarcerada (imagem 1) com sinais de sofrimento sendo indicada abordagem cirúrgica da mesma através de inguinotomia. Em intra operatório foi constatada presença de apêndice cecal em saco herniário (imagens 2,3) com sinais de inflamação sem perfuração ou complicações locais. Prosseguida realização de apendicectomia pela mesma incisão sem necessidade de ampliação de incisão. Paciente evoluiu sem intercorrências com alta hospitalar 2 dias após intervenção cirúrgica.

Discussão

A sua apresentação clínica é variável, dependendo do momento do diagnóstico. Nos casos de apêndice não inflamado é compatível com hérnia inguinal redutível; nos casos de apêndice inflamado pode simular hérnia inguinal encarcerada ou estrangulada.
O diagnóstico pré operatório é difícil, sendo feito normalmente durante a cirurgia.
Torção de testículo, orqui-epididimite, hérnia de Richter e hérnia estrangulada, entre outros, podem ser diagnósticos diferenciais. Complicações são relatadas na literatura, tais como: perfuração do apêndice com abscesso periapendicular ou intra-abdominal, fasceíte necrotizante de parede abdominal anterior e abscesso testicular. O tratamento é cirúrgico e consiste em apendicectomia ou não seguido de reparo da hérnia com ou sem uso de tela. As classificações de Losanoff e Basson (Tabela 1) e Fernando e Leelaratre (Tabela 2) podem ser utilizadas para orientação do tratamento mais adequado.

Palavras Chave

Hérnia Inguinal. Amyand. Apêndice. Relato de caso.

Área

HÉRNIAS E PAREDE ABDOMINAL

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

JULIA SARAIVA AVELINO SILVEIRA, NATALIA ORQUISIA LUZ HOESKER, BEATRIZ CAMELINI MORENO, SERGIO LUIZ APARECIDO BRIENZE, ORIANE DA SILVA PIMENTA, JÉSSICA ANDRADE FREIRE