Dados do Trabalho


Título

PERFIL PSICOLOGICO E TECNICA OPERATORIA DA OTOPLASTIA NO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

Objetivo

Este estudo teve como objetivo analisar as técnicas cirúrgicas da otoplastia e avaliar a melhora na qualidade de vida após esse procedimento.

Método

Estudo prospectivo com descrição das técnicas cirúrgicas em otoplastias realizadas no período de janeiro de 2017 a junho de 2017 no Serviço de Cirurgia Plástica do Conjunto Hospitalar de Sorocaba. Foram analisadas tipo de alterações da orelha de abano, técnicas cirúrgicas e complicações pós-operatórias bem como avaliar a melhora da qualidade de vida pelo questionário Glasgow Benefit Inventory.

Resultados

Foram realizados 27 Otoplastias entre janeiro e junho de 2017, sendo que desses, 17 pacientes aceitaram participar do estudo, 7 não entregaram questionário a tempo da conclusão, 2 não quiseram participar e 1 perdeu seguimento. Dos 17 participantes, 12 eram do gênero masculino e 5 do gênero feminino, variou dos 7 aos 37 anos , sendo a média de idade 16 anos e a mediana foi de 7 anos. 15 nao apresentavam comorbidades, 2 apresentavam , sendo elas alergia a dipirona e asma, todos foram operados entre 31/01/2017 a 22/06/17. Em 16 pacientes foram abordadas ambas orelhas e em apenas 1 paciente foi abordada somente orelha direita. Em 15 pacientes foram realizadas técnicas combinadas e em apenas 2 pacientes realizados apenas ponto de furnas para correção de angulo céfalo- auricular. Em relação as complicações, 15 pacientes não apresentaram complicações e dois apresentaram recidiva, sendo que um dos casos foi reabordado precocemente. Não houve nenhum caso de hematoma ou infecção. Em relação ao questionário aplicado para avaliação de alterações na melhoria da qualidade de vida, o questionário Escala de Resultados de Glasgow (EGB) em anexo 2. Pudemos observar 88,23% de satisfação quanto à saúde em geral (com percepção do bem estar, físico, social e psicológico); 58,82% referiram melhora no suporte social, no bem estar e suas relações sociais; apenas 5,88% avaliaram alterações no cuidado com sua saúde física, porém 94,11% referiram aumento na qualidade de vida secundária à otoplastia, satisfação em relação ao tratamento e 11,7% apresentaram dificuldade em responder o questionário.

Conclusões

Assim como esperado houve uma melhora no quadro psicossocial da maioria exponencial dos pacientes. Além disso, pudemos demostrar que as técnicas cirúrgicas descritas para otoplastia, quando realizadas por cirurgiões qualificados, são seguras e permitem alcançar resultados estéticos satisfatórios no tratamento cirúrgico da orelha em abano. Por fim, pudemos observar que as complicações tardias podem ser evitadas e que a recidiva da orelha em abano é uma condição pouco comum, porem existente e dependem da técnica operatória empregada e dos cuidados pós operatórios seguidos pelo paciente.

Palavras Chave

Orelha externa/cirurgia. Cirurgia plástica/métodos. Otopatias/cirurgia. Cartilagem da orelha.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

Hamilton Aleardo Gonella, Décio Luíz Portella, Carolina Utsunomiya Muniz, Edson Vinicius Milanello, José Lucas Rodrigues Salgueiro, Maria Eduarda Crusco Pacheco, Luis Felipe Prado Salvador