Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO, MORFORADIOLOGICO, PSICOLOGICO E TECNICA OPERATORIA DA GINECOMASTIA NO CONJUNTO HOSPITALAR DE SOROCABA

Objetivo

Este estudo visou analisar a ginecomastia em 22 pacientes que foram operados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba, analisando as técnicas cirúrgicas e o perfil psicológico de satisfação dos pacientes.

Método

Foi realizado estudo retrospectivo e prospectivo de 22 pacientes que foram operados no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Foram avaliadas as queixas principais, a classificação de Simon, localização do aumento mamário, natureza da ginecomastia, técnica cirúrgica realizada, complicações e pesquisa de satisfação.

Resultados

O trabalho abordou 22 pacientes de 13 a 44 anos. O aumento mamário da maioria dos pacientes foi de origem puberal. Houve casos de aumento após uso de decanoato de nandrolona e devido a prolactinoma. A classificação de Simon mais encontrada nos pacientes foi IIA, seguido por IIB, III e I. A natureza da ginecomastia foi de origem glandular na maioria dos pacientes, havendo casos de pseudoginecomastia e quadros mistos. Para a glandular optou-se pela adenomastectomia, para os casos de pseudoginecomatia optou-se por lipoaspiração e para os quadros mistos ambas aborgadens foram utilizadas. O aumento mamário foi predominantemente bilateral, também havendo casos de aumento unilateral. Na pesquisa de opinião os pacientes se mostraram satisfeitos, todos classificaram a aparência de suas mamas como com aparência natural, pontuaram com notas boas a qualidade de suas cicatrizes e relataram importante impacto psicossocial, com melhoria de qualidade de vida após o processo.

Conclusões

A maior parte dos casos foi composta por ginecomastia glandular, com aumento mamário bilateral, de início puberal, cuja abordagem cirúrgica foi adenomastectomia. Houve alguns casos de pseudoginecomastia, com lipoaspiração e de ginecomastia mista, com ambas técnicas associadas. Quanto à classificação de Simon, a maior parte dos casos foi classificada como IIA e IIB. A única complicação encontrada foi hematoma. Pudemos constatar a grande satisfação e impacto psicossocial aos pacientes.

Palavras Chave

Ginecomastia. Cirurgia. Etiopatogenia. Complicações

Área

CIRURGIA PLÁSTICA

Instituições

PUC-SP - São Paulo - Brasil

Autores

Maria Eduarda Crusco Pacheco, Carolina Utsunomiya Muniz, Laura de Quadros Coquemala, José Lucas Rodrigues Salgueiro, Edson Vinicius Milanello, Hamilton Aleardo Gonella